Pronunciamentos

DEPUTADO POMPÍLIO CANAVEZ (PT), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Lê pronunciamento do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, na reunião especial de comemoração do transcurso do 100º aniversário de fundação da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG.
Reunião 18ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/04/2014
Página 10, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO. EDUCAÇÃO.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2632 de 2014

18ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 25/4/2014

Palavras do presidente (deputado Pompílio Canavez)


Palavras do Presidente

Passo a ler agora o pronunciamento do deputado Dinis Pinheiro, presidente desta Casa. (- Lê:)

“Esta Casa faz merecida homenagem à Universidade Federal de Alfenas, por ocasião da celebração do centenário de sua fundação. É motivo de orgulho para o povo mineiro saber que a Unifal-MG se destaca em nosso país pela qualidade de ensino, como evidenciam os bons conceitos alcançados pelos seus cursos no sistema de avaliação do Ministério da Educação. Em 2008, por exemplo, as graduações em nutrição, enfermagem e farmácia alcançaram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, sendo incluídos entre os 25 cursos considerados de nível de excelência no País.

A trajetória dessa reconhecida instituição teve início em 1914, quando foi criada a Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas - Efoa. Idealistas, seus fundadores Armando de Almeida Magalhães, Nicolau Coutinho e José da Silveira Barroso, sob a liderança de João Leão de Faria, perceberam que dotar a cidade sul-mineira de uma instituição de ensino superior era fundamental para alavancar o desenvolvimento regional.

Na década de 1960, a escola foi federalizada, sendo transformada em autarquia em 1972, o que viabilizou a implantação, cinco anos mais tarde, do curso de enfermagem e obstetrícia. Em 2001, após ganhar mais um curso, o de nutrição e ciências biológicas, tornou-se centro universitário federal especializado em saúde, em 2005 elevado a universidade federal. Nos anos 2000, aos tradicionais cursos ministrados desde os primeiros tempos vieram somar-se outros, como medicina e biotecnologia.

Embora a área de saúde continue sendo primordial, a Unifal atualmente oferta mais de 30 cursos de graduação, dos mais variados campos de conhecimento. Destacam-se, no campo das ciências exatas, as licenciaturas em física e em matemática e, no das ciências humanas, pedagogia e história. Tão importante quanto o aumento no número de cursos oferecidos pela Unifal foi a ampliação de sua área de atuação geográfica. Embora permaneça sediada em Alfenas, a instituição inaugurou unidades em Varginha e em Poços de Caldas.

Desde a década de 1980, a Unifal já oferece vários cursos de especialização. Contudo, a elevação à categoria de universidade estimulou a criação de programas de pós-graduação stricto sensu. A instituição orgulha-se de ter implantado, até o momento, 12 programas, em nível de mestrado e doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Ciente de que as universidades públicas só desempenham a contento a sua função social se transcenderem as fronteiras da academia, foram implantadas ações de extensão, paralelamente às atividades de ensino e pesquisa. Iniciativa de grande relevo é o programa Unati, voltado para a terceira idade, inspirado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que entende como uma das finalidades do ensino superior suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural.

Como presidente desta Casa, que procura ser reconhecida como o Poder do cidadão na construção de uma sociedade melhor, fico profundamente emocionado com a habilidade da Unifal de contribuir para o fortalecimento de municípios do interior do Estado.

Ciente de que essa história de sucesso foi construída com o esforço, o compromisso e a dedicação de seus diretores, professores, alunos e funcionários, parabenizo cada um por esta memorável data. Transmito ainda os cumprimentos do Legislativo Mineiro ao reitor Paulo Márcio de Faria e Silva, ao vice-reitor Edmêr Silvestre Pereira Júnior e à vice-reitora Magali Benjamin de Araújo, por sua criteriosa gestão, condizente com as virtudes da universidade.

Finalizo com os votos de que a esses 100 anos de existência se somem muitos outros! Que a Unifal possa seguir contribuindo para tornar Minas Gerais um Estado mais instruído, mais desenvolvido e mais igualitário! Muito obrigado.” Essa é a mensagem do deputado Dinis Pinheiro.

Mais uma vez, gostaria de agradecer a presença de todos e de todas, do público que nos acompanha pela TV Assembleia e do público que nos ouve pela Rádio Assembleia. A Unifal agora é o futuro, é mais trabalho, mais cursos, enchendo cada vez mais de orgulho a nossa terra, especialmente a nossa querida Alfenas.