Pronunciamentos

DEPUTADO POMPÍLIO CANAVEZ (PT), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem.

Discurso

Transcurso do 100º aniversário de fundação da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG.
Reunião 18ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/04/2014
Página 6, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO. EDUCAÇÃO.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2632 de 2014

18ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 25/4/2014

Palavras do presidente (deputado Pompílio Canavez)


Palavras do Presidente

Mais uma vez quero saudar todos e todas que estão participando desta solenidade. Quero agradecer aos que se deslocaram de Alfenas para estar aqui participando desta solenidade, que está sendo transmitida pela Rádio Assembleia e, ao vivo, para mais de 400 cidades do Estado, e depois será reprisada. Começo cumprimentando o Magnífico Reitor, meu amigo Paulo Márcio de Faria e Silva; a Exma. Sra. Vera Lúcia de Carvalho Rosa, pró-reitora de Administração da Unifal-MG; e, representando alunos e ex-alunos da Unifal, a Sra. Carolina Silva Castro. A todos vocês, aos alunos e ex-alunos da Unifal que nos acompanham, neste momento, bom dia. É uma honra e um privilégio para mim, como autor do requerimento desta reunião solene, participar da comemoração do centenário de fundação da nossa querida Universidade Federal de Alfenas, orgulho de todos nós, orgulho de Minas Gerais.

Nesses 100 anos de existência, a instituição se projetou como um dos mais importantes núcleos geradores de ideias e de formação da inteligência mineira. De seus bancos acadêmicos saíram importantes quadros profissionais que muito contribuíram para o nosso desenvolvimento econômico, social, cultural e científico ao longo de todo o século XX.

A Unifal-MG, inicialmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, foi fundada no dia 3 de abril de 1914, por Armando de Almeida Magalhães, Nicolau Coutinho e José da Silveira Barroso, liderados por João Leão de Faria, com a implantação do curso de farmácia e, no ano seguinte, do curso de odontologia.

Sua federalização se deu pela Lei nº 3.854, de 18/12/1960. A transformação em autarquia de regime especial foi efetivada por meio do Decreto nº 70.686, de 7/6/1972, e favoreceu a implantação do curso de enfermagem e obstetrícia em 1977. Durante muitas décadas, farmácia, odontologia e enfermagem foram os cursos ofertados pela instituição.

Entretanto, a antiga escola foi ganhando relevância, apresentando expressivo crescimento científico e tecnológico e, com a criação dos novos cursos de nutrição e ciências biológicas, tornou-se Centro Universitário Federal, especializado em saúde, no ano de 2001. Quatro anos mais tarde, alcançou patamares ainda mais elevados, sendo então, em 2005, transformada em Universidade Federal.

A Unifal tem sua sede em nossa querida Alfenas e, em constante expansão, está presente também nas cidades de Poços de Caldas e Varginha, oferecendo mais de 30 cursos de graduação, vários programas de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado, além de outros cursos em seus polos de educação a distância espalhados pelo Brasil. A Universidade Federal de Alfenas é razão de orgulho para todos nós. Nesses 100 anos de existência, ela construiu uma sólida ligação com a comunidade e o poder público, preparando quadros para a iniciativa privada e a administração pública. Disseminou valores como a ética, a virtude, a coragem e a democracia. Seus diretórios acadêmicos forjaram lideranças que travaram fortes embates políticos em assembleias e em debates que os qualificaram para a futura militância na vida pública. Hoje o País fortalece suas instituições, democratiza o processo de desenvolvimento econômico com mais inclusão social e busca sua inserção na nova ordem mundial, mais globalizada do que nunca neste início de novo milênio. Os mineiros dão uma inestimável contribuição a esse contexto, graças à existência de instituições perenes que cumprem um papel estratégico no nosso desenvolvimento. Dentre essas instituições, se destaca a nossa querida Universidade Federal de Alfenas.

Tive o privilégio de ter sido prefeito da cidade de Alfenas por duas vezes. Nesse tempo pude conviver muito intensamente com a Universidade Federal de Alfenas, onde busquei amparo e os quadros que me ajudaram a fazer um governo avançado, tanto que pesquisas de institutos de Belo Horizonte e de um instituto do Rio de Janeiro chegaram a detectar uma aprovação de mais de 83% no setor da saúde. Esse fato é raro no Brasil, pois a saúde é sempre um dilema e um problema grave a ser resolvido. Mas a Unifal, com sua experiência e excelência, sempre me ajudou muito. Está presente a Carolina, representante dos alunos e dos ex-alunos, que me ajudou na tarefa de priorizar a saúde preventiva, de humanizar a saúde. Com a Unifal, sem dúvida, transformamos o Programa Saúde da Família em uma referência para todo o Brasil, o que foi até objeto de reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, que mostrou nossa experiência no Programa Saúde da Família inclusive na zona rural.

Houve também uma reportagem no programa Globo Repórter, também da Rede Globo, falando sobre a política pública para a terceira idade, em que a Carolina teve uma participação especial, a qual foi objeto de estudos no Brasil inteiro e rendeu um programa Globo Repórter especial a esse respeito. Trabalhamos com a Carolina, com a Ludmila, com vários alunos e ex-alunos, com o pessoal da extensão da universidade, com o Prof. Paulo Márcio, com o Prof. Tonhão, que foi o reitor antes do Paulo Márcio e o último diretor. Eles foram parceiros de primeira hora, pensando sempre no bem comum e no desenvolvimento da cidade com qualidade de vida.

A nossa universidade é realmente especial e diferente, tendo sido pioneira na implantação do Enem como forma de democratização do acesso à universidade. Trabalhadores e jovens de todo o Brasil estudam na Universidade Federal de Alfenas, fazendo as provas na sua própria cidade. A Unifal teve a coragem de ser pioneira nisso e tem, realmente, um trabalho fantástico.

Não posso deixar de ressaltar o trabalho de um grande brasileiro, o ex-presidente Lula, nosso eterno presidente Lula, que elevou a Efoa à categoria de universidade federal. Ele é um brasileiro que não teve oportunidade de estudar e já disse, da tribuna da Assembleia, que não deixou de estudar porque quis, mas porque a vida exigiu, muito cedo, que ele ajudasse a família a cuidar dos irmãos. Mas ele sabe da importância do estudo e da universidade. Foi ele que elevou a nossa querida Efoa à qualidade de universidade federal. Então nosso eterno agradecimento ao presidente Lula. Como tem dito várias vezes o nosso reitor Prof. Paulo Márcio, o Prof. Tonhão, as universidades tinham uma história antes do governo do presidente Lula e têm outra depois no que se refere à expansão, ao acesso democrático, inclusive à melhoria da qualidade do ensino.

A Universidade Federal de Alfenas é uma das melhores universidades do Brasil, das Américas. É uma universidade tecnológica, com laboratórios importantíssimos, com professores e outros profissionais de carreira técnico-científica altamente capacitados, que nos dão verdadeiramente orgulho. Não há um só lugar onde eu vá no Brasil em que não apareça alguém mencionando alguém próximo que estudou ou que estuda lá. Ela verdadeiramente faz parte da história do nosso país.

Sou alfenense adotado com muito orgulho. Nasci em São João del-Rei, uma cidade de que gosto muito, mas Alfenas me acolheu. É uma cidade que tem uma população acolhedora, hospitaleira, receptiva, e talvez isso tenha a ver com a Efoa e com a Unifal. A cidade convive com a juventude. Há décadas fazemos isso. Alfenas é uma cidade muito especial, e é claro que a história da cidade se confunde muito com a história da Universidade Federal de Alfenas, que agora tem também um museu, que conta essas histórias.

Como falei aqui do presidente Lula, quero aqui também agradecer ao Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio por ter proposto o título de Doutor Honoris Causa para o ex-presidente Lula. Obrigado, professor. O presidente Lula está muito contente. Ainda não pôde ir porque a data que marcamos, dia 7 de abril, coincidiu com o aniversário da D. Marisa, esposa do presidente. Há três meses ele esteve aqui na Assembleia, quando demos a ele o título de Cidadão Mineiro, e sempre que ele se encontra comigo pergunta pela Unifal. Ele tem uma curiosidade viva a respeito de como anda a nossa universidade. Então, gostaria de agradecer de público ao Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio, ao Prof. Paulo Márcio e a toda a universidade, que concedeu por unanimidade o título de Doutor Honoris Causa a um cidadão que realmente merece.

Estou aqui emocionado porque comemorar 100 anos de uma universidade é um momento muito importante. Agora há pouco eu falava na TV Assembleia como é raro no Brasil termos uma escola que completa 100 anos. É uma jovem de 100 anos que ainda vai crescer muito com o Brasil. Então eu quero, neste momento, mais umas vez, agradecer a presença de todos vocês e parabenizar a nossa querida Unifal. Viva a Unifal, viva Alfenas, viva o Brasil.

Entrega de Placa

O locutor - Neste momento, o deputado Pompílio Canavez, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, fará a entrega ao reitor da Unifal-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, de placa alusiva a esta homenagem. A placa a ser entregue contém os seguintes dizeres: “A educação de qualidade é, sem dúvida, uma das marcas mais importantes de uma nação desenvolvida. Por acreditar nisso, a Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG -, fundada em 3/4/1914, vem contribuindo de maneira vigorosa e decisiva com o ensino brasileiro. É um século de existência dedicado à pesquisa, à extensão, à inovação tecnológica e à formação de milhares de estudantes, em diversas áreas do conhecimento, o que evidencia a seriedade e a competência dessa instituição. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao reconhecer o valor da Unifal para o Estado e para o País, rende a ela merecida homenagem pelos 100 anos de sua fundação”.

O presidente - Gostaria de convidar a Prof. Vera e a ex-aluna Carol para estarem conosco na entrega dessa placa.

- Procede-se à entrega da placa.