DEPUTADO CARLOS GOMES (PT), Presidente "ad hoc".
Discurso
Legislatura 16ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 14/12/2010
Página 73, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 2132 de 2010
44ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, EM 10/12/2010
Palavras do Deputado Carlos Gomes
Sr. José Guerra Lages, Diretor Administrativo-Financeiro do Hospital São Camilo; Exma. Sra. Helayne Terezinha dos Santos, 1ª-Secretária da Sociedade Mineira de Pediatria; Exmos. Srs. Acadêmico Ernesto Lentz de Carvalho Monteiro, representando a Academia Mineira de Medicina; Lincoln Lopes Ferreira, Diretor da Associação Médica de Minas Gerais; Deputado Eros Biondini, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem - agradeço-lhe o convite para estar aqui. Desde já digo que fará muita falta a esta Casa. Sentiremos muita saudade, mas, com certeza, na Câmara Federal, continuará esse grande trabalho pela vida, pelas crianças, por uma sociedade melhor. Cumprimento todos os Diretores do Hospital São Camilo aqui presentes, médicos, funcionários, demais colaboradores da família São Camilo. Cumprimento também os servidores e telespectadores da TV Assembleia. Saúdo o Sr. João Biondini e a Sra. Maria da Glória, pais do Deputado. Parabenizo-os e especialmente pelo aniversário do Sr. João Biondini. Parabéns pelo filho, que é um grande Deputado e figura humana. É um grande prazer ter convivido com ele durante esses anos.
Senhoras e senhores, Hipócrates, um dos precursores do pensamento científico do mundo ocidental e expoente da cultura grega, ao lado de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, é considerado o pai da medicina não apenas por sua busca incessante do conhecimento sobre a saúde humana. Além das pesquisas e descobertas relativas a sintomas, diagnósticos e tratamento das doenças, ele deixou, em seu famoso juramento, um imprescindível legado no que diz respeito à ética do profissional da medicina, principalmente em sua relação com os pacientes. Os princípios éticos que nortearam o trabalho de Hipócrates, nos primórdios da medicina, permaneceram, durante os séculos, como fio condutor daqueles que se dedicam a essa nobre profissão.
Trazendo essa herança para a realidade que nos cerca e para o motivo da solenidade que nos reúne nesta noite, tais princípios de conduta ética constituem, como não poderia deixar de ser, um dos alicerces da exemplar história do Hospital São Camilo. Quando um grupo idealista de médicos se uniu para fundá-lo, orientava-os a convicção de que uma instituição hospitalar, antes de qualquer outro requisito, deve pautar-se pelo profundo respeito ao ser humano, condição que deve ser observada pela direção, pelos especialistas e por todos os demais funcionários e colaboradores. Tinham também esses precursores uma grande identificação com a pediatria, esse ramo da medicina fundamental para a vida humana. Todos sabemos como são indispensáveis os cuidados médicos para os recém-nascidos e para as crianças, seres indefesos e carentes, tanto no que diz respeito aos aspectos biológicos quanto ao carinho, ao afeto e à proteção. Profissionais de diversas áreas das ciências humanas, como da saúde, da educação e da psicologia, são unânimes em afirmar que uma criança saudável, do ponto de vista físico e afetivo, tem as condições básicas para crescer naturalmente, para desenvolver suas potencialidades e para tornar-se um adulto bem integrado à vida em sociedade.
Inspirados, portanto, nos princípios da ética, do tratamento humanitário e do amor aos seres humanos em formação, os idealizadores do São Camilo tinham pela frente um desafio de ordem prática: como transformar seu sonho em realidade, como constituir um hospital infantil que correspondesse a seus propósitos. Com profissionalismo, determinação e muita competência, o desafio foi vencido, o hospital foi-se estruturando, ampliando suas instalações e suas áreas de atendimento, modernizando seus equipamentos, investindo em tecnologia e na capacitação de seu quadro de funcionários. Hoje o Hospital São Camilo é uma referência em Minas Gerais no campo da pediatria, graças à aparelhagem de que dispõe, ao comprometimento de toda a sua equipe, à agilidade e ao carinho no atendimento aos pacientes, à confiabilidade adquirida junto à população mineira. Nas comemorações de seus 30 anos de fundação, parabenizamos todas as pessoas que contribuíram para construí-lo e engrandecê-lo, cumprimentando, particularmente, o Dr. José Guerra Lages, seu Diretor Administrativo-Financeiro, por tudo o que a instituição representa para o nosso Estado. Quero parabenizar a todos da família São Camilo, toda a diretoria, médicos, colaboradores, enfim, toda essa grande família pelo grande trabalho ao longo desses 30 anos de fundação do Hospital São Camilo. Quero parabenizar o Deputado Eros Biondini, amigo e proponente desta sessão solene. Mais uma vez, quero dizer que ele fez um grande trabalho nesta Casa, nesta Assembleia Legislativa, como ele disse aqui. Ele não sabe o quanto deixará de saudades a todos os mineiros e a todos desta Casa. Deixará uma grande lacuna entre todos nós, mas, com certeza, a Câmara Federal ganhará um grande Deputado, que ali continuará a realizar esse grande trabalho em prol da qualidade de vida e pela vida humana. Ele fará esse trabalho por todo o Estado e por todo o País. Portanto, parabéns ao Deputado Eros Biondini, ao Sr. José Guerra Lages e a toda família São Camilo pelos 30 anos de fundação e pelo grande trabalho prestado à sociedade mineira.