Pronunciamentos

DEPUTADO JOSÉ HENRIQUE (PMDB), Presidente "ad hoc".

Discurso

Homenagem à Maçonaria.
Reunião 33ª reunião ESPECIAL
Legislatura 16ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 02/09/2010
Página 63, Coluna 4
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 2078 de 2010

33ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, EM 30/8/2010

Palavras do Deputado José Henrique


Exmos. Srs. Eduardo Teixeira de Rezende, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil de Minas Gerais, representando o Eminente Grão-Mestre Amintas de Araújo Xavier; Janir Adir Moreira, Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais; Hédison Damasceno, Soberano Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais; Wladimir de Faria Azevedo, Prefeito Municipal de Divinópolis; Wilson José Barbosa Júnior, Grande Mestre Nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil; Antônio José dos Santos, Grão-Mestre Ad Vitam das Grandes Lojas Maçônicas; Deputado Domingos Sávio, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem.

É motivo de entusiasmo e satisfação para o Parlamento de Minas Gerais voltar a homenagear a maçonaria, esta secular tradição que, ao difundir o progresso, a educação e a filantropia, vem promovendo, sobretudo, o aprimoramento da cidadania. Integrando um movimento mundial, com participantes de todas as classes sociais e de todas as religiões, inspirados nos antigos construtores de templos, os maçons vêm divulgando, em nome dos ideais iluministas, a paz, a fraternidade, a razão e a ética. Ao zelar pela liberdade individual e pela igualdade dos direitos e obrigações de cada um, a maçonaria visa ao permanente aperfeiçoamento da coletividade. A história humana reflete, nos últimos séculos, a forte participação de seus membros na construção de nossas mais sólidas instituições.

Assim, todo o continente americano deve sua independência a maçons ilustres como Bolívar e Lincoln. No Brasil, as ordens maçônicas são grandes agentes desde o período colonial, responsáveis pela vontade de independência, que animou nossos inconfidentes.

Na nossa emancipação, coincidentemente, o Patriarca da Independência, José Bonifácio foi o primeiro Grão-Mestre da ordem no País. Com a república, a maior parte de nossos Presidentes veio de seus quadros, construindo decisivamente nossa democracia. Os maçons, com certeza, contribuíram para que nosso povo fosse moldado na tolerância e na obediência à moral e à razão, e, sem dúvida, inspiraram os grandes valores democráticos e de promoção da cidadania que regem esta Assembleia.

Em Minas, todas as áreas e segmentos sociais vêm sendo amplamente beneficiados pela ação dos membros da maçonaria, cuja presença nesta reunião ressaltamos. Pelo trabalho prático que visa à transformação do ser humano e da sociedade reconhecemos sua fundamental importância. Mais do que nunca o equilíbrio, a moderação e o bom senso da maçonaria são necessários para iluminar o mundo e a humanidade. Muito obrigado.

A Presidência também gostaria de agradecer ao Coral da Assembleia Legislativa pela apresentação, que tornou brilhante esta homenagem à maçonaria.