Pronunciamentos

DEPUTADO FÁBIO AVELAR (PSC), Presidente "ad hoc".

Discurso

Transcurso do 40º aniversário de realização do primeiro concurso vestibular das Faculdades Integradas do Oeste de Minas - FADOM.
Reunião 49ª reunião ESPECIAL
Legislatura 15ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/12/2006
Página 58, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 2189 de 2006

49ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 15/12/2006

Palavras do Deputado Fábio Avelar


Exmo. Sr. João Meira de Aguiar, Vice-Presidente de Relações da Sociedade Educacional e Cultural de Divinópolis, mantenedora das Faculdades Integradas do Oeste de Minas, gostaria de manifestar a nossa satisfação de tê-lo aqui neste dia tão importante para todos nós, oportunidade em que nos brinda com magnífico pronunciamento carregado de emoção. Podemos claramente sentir o seu amor por aquela instituição. Esteja certo de que recebo esta homenagem com imensa honra e de que vou transmiti-la ao nosso Presidente, Deputado Mauri Torres, que, aliás, só não está aqui hoje, Deputado Domingos Sávio, em razão de compromissos de viagem. Então, deu-me o privilégio e a honra de representá-lo nesta oportunidade. Esse documento, tão importante, fará parte do nosso acervo.

Srs. Carlos Moacyr Duarte Meira de Aguiar, Diretor-Geral das Faculdades Integradas do Oeste de Minas; Maria Inês Resende Ribeiro Coelho, Diretora de Assuntos Comunitários da Fadom; Vereador Vladimir Azevedo, representando a Câmara Municipal de Divinópolis; Macy Luiz de Paula, Diretor Administrativo da Fadom; Deputado Domingos Sávio, meu querido amigo e autor do requerimento que deu origem a esta homenagem e com quem tenho o privilégio de conviver, por vários e vários anos, mesmo antes de ser Deputado, quando ele exercia o importante cargo de Prefeito Municipal de Divinópolis. Naquela época, eu era Diretor da Copasa. Encontramos no Prefeito um parceiro que muito contribuiu para que a Copasa tivesse possibilidade de estender o serviço de saneamento à nossa querida Divinópolis. Cumprimento-o, Domingos. Quando V. Exa. apresentou esse requerimento que deu origem a esta solenidade, tivemos oportunidade de testemunhar a satisfação com que os demais Deputados o assinaram.

Demais autoridades, funcionários, alunos da Fadom, imprensa, telespectadores da TV Assembléia, que vem ampliando a área de atuação, procurando estar presente, cada vez mais, nos Municípios mineiros - hoje alcança quase 300 -, e que é responsável pela divulgação do dia-a-dia dos trabalhos dos Deputados.

Há 40 anos, um concurso vestibular viria mudar a história de Divinópolis e dos cursos de Direito em Minas Gerais. Eram, então, selecionados os primeiros alunos da Fadom, sigla que, à época, designava a Faculdade de Direito do Oeste de Minas. Poucas eram as escolas de formação de advogados fora das capitais. A faculdade divinopolitana, pioneira na interiorização de cursos superiores, logo se firmaria no mundo acadêmico pela qualidade do ensino e pela atmosfera, ao mesmo tempo séria e carinhosa, com que seus mestres, notáveis pelo saber jurídico, recebiam e preparavam as primeiras gerações de alunos.

Aqueles que passaram por seus bancos e se tornaram ativos militantes nas diversas áreas profissionais, envolvendo a aplicação das leis, são unânimes no reconhecimento aos cuidados humanísticos que revestiram a sua formação. Os advogados oriundos da Fadom bem como os magistrados, os Procuradores, os Promotores e os membros de outras carreiras trazem, na alma, elevado sentimento de justiça permeando o seu sólido conhecimento técnico.

Essa é a marca de uma formação que distingue aqueles que tiveram a sorte e a honra de serem alunos da Faculdade de Direito do Oeste de Minas.

O pioneiro curso de Direito, que possibilitou o acesso à vida profissional de jovens oriundos de toda a região, viria a abrir outras portas diante da demanda de novos cursos universitários. Hoje, com a mesma credibilidade e projeção em todo o território mineiro, a Fadom, transformada nas Faculdades Integradas do Oeste de Minas, abriga cursos em outras áreas do conhecimento.

Para responder a um mundo em rápidas transformações, em que a tecnologia se faz presente em todos os detalhes do cotidiano, foi instalado o curso de Sistemas de Informação, que criou outro perfil de alunos. A instituição, buscando atender a novas demandas sociais, ampliaria ainda mais as suas opções de formação profissional, abriu cursos nas áreas de administração e comunicação social. Um novo “campus” tornou-se necessário para atender à expansão, feita com muita rapidez, em curto espaço de tempo. Com a ajuda da Prefeitura Municipal, doadora do terreno, conjugado a uma importante APA, a Sociedade Educacional e Cultural de Divinópolis, mantenedora das Faculdades, ergueu arrojada obra, orgulho de Divinópolis e de todo o Estado.

Esta homenagem aos 40 anos da Fadom, extensiva aos profissionais ali diplomados em todos os cursos bem como aos atuais alunos, funcionários e professores, relembra a dedicação dos fundadores e antigos Diretores. Nas pessoas do Presidente Abílio Santos, da Sociedade Educacional e Cultural de Divinóplis, e de Carlos Moacyr Duarte Meira de Aguiar, Diretor-Geral da Fadom, cumprimentamos toda a atual equipe, que tem sabido levar à frente a realização de um sonho que não se esgota, mas se renova a cada ano. Que os próximos 40 anos tragam novos cursos e novos profissionais, formados com a mesma competência, o mesmo respeito e os mesmos e eternos valores que, até hoje, caracterizam o ensino na Fadom. Muito obrigado!

Por último, gostaria de pedir desculpas e cumprimentar o nosso querido amigo Rinaldo Valério, Vice-Prefeito de Divinópolis, futuro colega nesta Casa, irmão de uma brilhante engenheira da Copasa, a nossa amiga Heloísa. Tive o privilégio de conhecê-lo há muitos anos. É uma satisfação recebê-lo aqui. A Presidência manifesta a todos os agradecimentos pela honrosa presença, em meu nome, em nome do Presidente desta Casa, Deputado Mauri Torres, e em nome de toda a Mesa da Assembléia.