Pronunciamentos

DEPUTADO FÁBIO AVELAR (PSC), Presidente "ad hoc".

Discurso

Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao Deputado Federal Vittório Medioli.
Reunião 47ª reunião ESPECIAL
Legislatura 15ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/12/2006
Página 70, Coluna 3
Assunto HOMENAGEM. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Observação O número que acompanha o Decreto Sem Número, constante no campo norma citada, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da norma referida.
Normas citadas DSN nº 1465, de 2005

47ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 30/11/2006

Palavras do Deputado Fábio Avelar


Deputado Federal Danilo de Castro, Secretário de Estado, representando o Governador do Estado de Minas Gerais Aécio Neves; Deputado Federal Vittorio Medioli, nosso homenageado e mais novo cidadão honorário de Minas Gerais; Senador Eduardo Azeredo; Deputado Federal José Santana de Vasconcellos; Carlaile Pedrosa, Prefeito Municipal de Betim; Deputado Dalmo Ribeiro Silva, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; Sra. Laura Medioli, esposa do nosso homenageado, e suas filhas Daniela e Mariana; demais familiares; Deputados Federais e Estaduais; Prefeitos; Vereadores; imprensa; telespectadores da TV Assembléia; demais autoridades; senhoras e senhores, empresário, jornalista e político, nascido na Itália, Vittorio Medioli recebe o Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. A história recente de Minas mostra, em vários momentos, um paralelo com a história pessoal de Medioli. Quando aportou no Brasil, já um empresário de sucesso em sua terra de origem, veio colaborar com a implantação da Fiat, que se instalava em Betim.

Numa demonstração de que acreditava no País e principalmente em Minas Gerais, montou um complexo logístico de transportes, logo reconhecido como exemplar. Aqui não se fixou apenas, mas constituiu família e naturalizou-se brasileiro. Aqui tornou-se mais que um empresário de comunicação, um verdadeiro jornalista e cronista, cuja sensibilidade e inteligência têm provocado profunda admiração em seus leitores. Aqui, finalmente, aflorou sua vocação política quando, por sucessivos mandatos, representou Minas Gerais na Câmara dos Deputados.

O político, sempre identificado com os interesses de nosso Estado, mostrou-se atuante, lúcido e de extrema competência. Certamente fará falta no Congresso como autêntico porta-voz de Minas Gerais. Mas, para nossa alegria, continuará atuando na imprensa através de sua coluna em “O Tempo”, carro-chefe de seus empreendimentos jornalísticos, em que também se destacam os periódicos “Pampulha” e “Super Notícia”. Este último é hoje o jornal mais lido em todo o Estado, após inaugurar uma nova modalidade de imprensa popular, feita com os parâmetros da responsabilidade e da seriedade. Produzido em um importante e atualizado parque gráfico, garantia de uma linguagem visual adequada e ousada, o jornalismo ágil, nascido com a implantação de “O Tempo” há exatos 10 anos, vem expressando as grandes mudanças que ocorrem em Minas Gerais.

A democracia não atinge sua plenitude se não existe uma imprensa livre, pronta a representar a voz dos cidadãos. Buscando um jornalismo ético, saudável e imparcial, também capaz de conquistar novos leitores, num momento de forte concorrência de outras mídias, Vittorio Medioli criou um vibrante e extraordinário capítulo na história da imprensa mineira. Cercando-se dos mais tarimbados profissionais de nossa mídia escrita, com um corpo editorial de escol, além de reunir um naipe especial de colunistas, redatores, repórteres e fotógrafos, presta uma inestimável contribuição à nossa opinião pública.

Sua esposa, Laura Medioli, acompanha-o também na vocação de cronista, colaborando com igual competência na mesma organização jornalística.

Brasileiro e mineiro de coração e por livre escolha, Vittorio Medioli tem demonstrado que ser mineiro significa manter uma profunda identidade com esta terra; identidade que se traduz por uma profunda adesão ao nosso temperamento coletivo e por uma apaixonada dedicação à nossa gente e ao nosso progresso.

A outorga deste título é sem dúvida uma das mais felizes a que assistimos, pois o mais novo cidadão mineiro é reconhecido e reverenciado em toda a sociedade. Aí se vê, como testemunho de sua dedicação à terra mineira, o conjunto de suas realizações que haverá de ecoar por muitas e muitas gerações.