DEPUTADO CARLOS GOMES (PT), Autor do requerimento que deu origem à reunião especial.
Discurso
Legislatura 15ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 11/07/2006
Página 49, Coluna 1
Assunto EDUCAÇÃO. CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 2083 de 2006
24ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 6/7/2006
Palavras do Deputado Carlos Gomes
Presidente Deputado Rogério Correia; Sra. Eleonora Santa Rosa; Ministro Walfrido dos Mares Guia, Walter Braga, Deputado Federal José Militão, Vice-Prefeito Ronaldo Vasconcelos, Prof. Evando Neiva e Profa. Vera Maria Neves Victer Ananias.
Tenho imenso prazer em ocupar a tribuna, na noite de hoje, para homenagear o Grupo Pitágoras, que completou, no corrente ano, seus 40 anos de existência e de realizações; 40 anos educando e marcando a vida das gerações que passaram por suas carteiras escolares.
É para nós motivo de orgulho esta comemoração, pois uma empresa mineira do setor da educação completa 40 anos de uma trajetória de trabalho intenso e competente, vencendo desafios de toda ordem, enfrentando os revezes de economia interna e externa, incontáveis mudanças pelas quais passaram o Brasil e o mundo, diversas moedas, planos econômicos e até mesmo o confisco de recursos financeiros a que fomos submetidos.
Em nosso país, as estatísticas apontam uma taxa enorme de insucesso das empresas, mas o Grupo Pitágoras, criado em 1966 como um cursinho pré-vestibular em Belo Horizonte, com 33 alunos, venceu os desafios com empreendedorismo e competência, tornando-se um dos três principais grupos de educação do Brasil.
Uma vida empresarial que presenciou avanços tecnológicos e, mais que isso, se utilizou desses avanços, para manter-se competitiva, em constante caminhada na linha do tempo e na trilha do sucesso. Esse sucesso ultrapassou as fronteiras, e hoje o Pitágoras está no Japão, com seis escolas para os filhos de trabalhadores brasileiros que não tinham acesso ao sistema de ensino daquele país, mas cabe observar que, já em 1980, o Pitágoras atendia na Mauritânia, Iraque, Congo Francês, Equador, Peru e Angola.
Esse grupo, que iniciou suas atividades no pré-vestibular, cresceu no ensino fundamental e médio e hoje atua também no ensino superior, contando com 10 mil alunos, em 10 cursos distribuídos em três “campi” em Belo Horizonte, no Vale do Aço, Betim e Nova Lima. É uma longa história, que já alcança também cursos de pós-graduação.
Os cinco fundadores do Pitágoras, Evando Neiva, João Lucas Mazoni Andrade, Júlio Cabizuca, Marcos Mares Guia e Walfrido dos Mares Guia, provavelmente não imaginavam que, 40 anos depois, a rede, o sistema universitário, a fundação e o colégio, que formam o Pitágoras dentro e fora do País, contariam com tamanho crescimento: mais de 500 escolas, 200 mil alunos, 20 mil educadores, além do enorme número de postos de trabalho gerados direta e indiretamente, seis escolas no Japão, faculdades em Belo Horizonte, Betim, Ipatinga e Nova Lima.
Evando Neiva, Júlio Cabizuca e Walfrido dos Mares Guia continuam à frente do Pitágoras, cujo atual Presidente Executivo é o Prof. Walter Braga.
Não quero me alongar muito, senão falaríamos ainda dos avanços da internet, de um modelo exemplar e ousado de gestão empresarial, dos planos para o futuro, com mais unidades, novos cursos superiores e de pós-graduação. Tudo isso para dizer que o Pitágoras é uma referência nacional em qualidade em educação e que ensino de qualidade e de vanguarda, voltado para a formação do cidadão, são as marcas dessa notável instituição.
Agradeço a presença de todos e parabenizo o Pitágoras por tudo o que vem realizando, desejando que outros 40 anos consolidem sua marca de competência e seriedade. Parabéns aos fundadores, diretores, professores, alunos, ex-alunos e colaboradores, que juntos compõem o Pitágoras. Parabéns a todos, um grande abraço e obrigado.