DEPUTADO LEONÍDIO BOUÇAS (PSC)
Discurso
Legislatura 15ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/12/2005
Página 60, Coluna 2
Assunto GOVERNADOR. ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL.
101ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 21/12/2005
Palavras do Deputado Leonídio Bouças
O Deputado Leonídio Bouças* - Sr. Presidente, Deputados e Deputadas, inicialmente gostaria de cumprimentar a Mesa. É muito bom estar falando após a leitura do Relatório das Atividades de 2005, feita pelo nosso Secretário Antônio Andrade, pois estamos tendo a oportunidade de cumprimentar a Mesa e toda a Casa pelo trabalho que têm feito em prol de Minas Gerais. Não falaríamos agora sobre o esforço desta Assembléia para transformar Minas Gerais. Entretanto, esse assunto veio a calhar, ainda mais com a intervenção do Deputado Adelmo Carneiro Leão. Não é à toa que esta Assembléia é a Casa do povo, que daqui saem as decisões mais importantes para Minas Gerais.
Gostaria de aproveitar o embalo para cumprimentar o Governador Aécio Neves. Atualmente, o Brasil vive momentos difíceis. O governo federal passa por uma questão constrangedora; justamente um governo chefiado por pessoas de um partido que, a vida inteira, disse que o principal é a ética e a transparência. Mesmo com todos esses problemas, no final deste terceiro mandato, Minas Gerais consegue caminhar rumo a um destino diferente.
Devo confessar, meu caro Presidente, Deputado Rêmolo Aloise, que, há alguns anos, dizia desta tribuna o quanto era difícil o nosso Estado sair da situação encalacrada em que se encontrava: dívidas não pagáveis, um déficit orçamentário de R$2.400.000.000,00 no início do governo Aécio Neves.
Hoje, passados três anos, cumprimento o Governador. Repito: só não vê quem não quer.
Estamos vendo as tabelas dos servidores aprovadas nesta Casa. As pessoas têm liberdade de se expressarem; esta Casa é do povo. As pessoas devem saber que é justamente neste governo que se vêem obras em todo o Estado. Já participei de outros governos e jamais tive oportunidade de ver obras pipocando por todo o Estado. Parabéns, Governador Aécio Neves, pelo trabalho que realiza em prol de Minas Gerais.
Quanto aos nossos servidores, alguns gostam de ouvir; não vou me importar, porque este é um espaço democrático.
O Sr. Presidente (Deputado Rêmolo Aloise) - Nobre Deputado Leonídio Bouças, a Presidência irá conceder às galerias três minutos de vaias a V. Exa.
O Sr. Presidente - Nobre Deputado Leonídio Bouças, os seus colegas fazem uma profunda homenagem ao seu pronunciamento, inclusive este Presidente.
O Deputado Leonídio Bouças* - Sr. Presidente. Assisti, no passado, galerias imensas vaiarem Deputados, mas, hoje, essas pessoas apóiam um Presidente e um partido que prometeram reajustes. Todos batiam palmas para este Presidente. E hoje, o que vemos são as universidades federais em greve há 100 dias. Sempre defendemos e fomos a favor dos servidores receberem os salários que merecem, de terem reajustes, porque não fazemos política de demagogia. Lutaremos para que os servidores tenham aumentos, sempre que o Estado estiver no caminho do desenvolvimento. Ouve-se dizer que é isso obrigação do governo - nós também achamos -, mas nem tudo que é obrigação foi cumprido no passado. Temos, realmente, de parabenizar quem está cumprindo com a sua obrigação. Não vamos abrir mão da seriedade. Vocês já aplaudiram Deputados que prometiam aumentos, e viram o governo conceder 1% de aumento para o servidor público. Gostaria ainda de dizer, Sr. Presidente,...
O Sr. Presidente (Deputado Luiz Fernando Faria) - Um momento, Deputado. A Presidência solicita às galerias que respeitem o pronunciamento do nobre Deputado Leonídio Bouças. O Presidente que estava em exercício concedeu às galerias um momento para que elas se manifestassem. Portanto, peço agora que respeitem o pronunciamento do nobre colega.
O Deputado Leonídio Bouças* - Sr. Presidente, sou filho de professora, de servidora pública. Não estou entendendo a atitude da platéia, pois, em todas as oportunidades, defendemos os servidores desta Casa. Não será hoje que deixaremos de reconhecer os direitos dos servidores. Isso não acontecerá em hipótese alguma.
Há pouco tempo, quando nos reunimos com todos os Diretores de escolas e com outros servidores, encaminhamos propostas para elevar os salários. Não abrimos mão do reconhecimento do trabalho que executam. Vejo aqui funcionários do Ipsemg. Quantas vezes defendemos os trabalhadores dessa instituição, que presta serviços relevantes ao Estado. Ressalto que estamos acostumados com manifestações, pois temos muitos anos de vida pública. Alguns chamam isso de vaia.
Peço-lhes consciência. Vamos analisar o passado de cada um. Sempre defendemos - e continuaremos agindo assim - os servidores públicos de Minas Gerais. Todavia, conforme garantido por todos, queremos que os servidores que nos acompanham pela TV Assembléia saibam que esta Casa, no apagar das luzes de 2005, está firme para realizar os avanços que Minas Gerais tanto exige.
Caro Governador Aécio Neves, cumprimento-o pelo trabalho que realizou ao colocar Minas outra vez no rumo do desenvolvimento. Graças a esse trabalho, Minas Gerais hoje tem condições de discutir tabelas salariais! Graças a esse empenho, Governador, hoje temos condições de discutir reajuste para o servidor!
Se Minas Gerais não tivesse feito o dever de casa, se não tivesse procurado acabar com seu déficit fiscal, não poderíamos discutir tabela salarial e reajuste para os servidores. Graças a esse ajuste fiscal, este Estado não paga mais o décimo-terceiro em oito parcelas. Graças a esse ajuste, Minas Gerais tem feito obras em todos os Municípios. Caro Governador Aécio Neves, parabenizo-o por esse trabalho magnífico em prol do nosso Estado.
Neste final de 2005, desejo a todos - Deputados, Deputadas, servidores que estão nas galerias, no trabalho, em casa, aposentados, enfim, a todas as famílias mineiras - um Natal com muita alegria e um 2006 pleno de realizações. Peço que o povo de Minas faça uma análise de tudo o que está acontecendo em nosso Estado. Pretendemos continuar trabalhando em prol do nosso Estado e das famílias mineiras. Obrigado, Sr. Presidente.
* - Sem revisão do orador.