DEPUTADO LUIZ HUMBERTO CARNEIRO (PSDB)
Discurso
Comenta a inauguração de trechos de rodovias asfaltadas, resultado do
Programa Proacesso do Governo Estadual. Comenta a necessidade da adoção
de medidas sanitárias para impedir que a febre aftosa atinja o rebanho no
Estado e que a "Gripe do frango" chegue ao Brasil.
Reunião
81ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 15ª legislatura, 3ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/10/2005
Página 47, Coluna 4
Assunto TRANSPORTE. AGROPECUÁRIA.
Aparteante ELMIRO NASCIMENTO, SEBASTIÃO COSTA, MARLOS FERNANDES
Legislatura 15ª legislatura, 3ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/10/2005
Página 47, Coluna 4
Assunto TRANSPORTE. AGROPECUÁRIA.
Aparteante ELMIRO NASCIMENTO, SEBASTIÃO COSTA, MARLOS FERNANDES
81ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª
LEGISLATURA, EM 25/10/2005
Palavras do Deputado Luiz Humberto Carneiro
O Deputado Luiz Humberto Carneiro* - Sr. Presidente, Deputado
Luiz Fernando Faria; Deputados e Deputadas, dois assuntos me
trazem a esta tribuna.
Primeiro, gostaria da parabenizar, mais uma vez, o Governador
Aécio Neves, pelo programa Pró-Acesso.
Ontem, estivemos na cidade de Douradoquara, para a inauguração do
acesso asfáltico a essa cidade. Pudemos ver o quanto a população
está alegre e quanto essa obra é de fundamental importância para
todas as cidades onde ainda não há o asfalto.
Também na cidade de Cruzeiro da Fortaleza foi inaugurado o Pró-
Acesso, atendendo a 18km.
Pude estar em Douradoquara para inaugurar o acesso de 28km,
acompanhado do Secretário de Obras, Agostinho Patrús, e do
Presidente do DER, Dr. José Élcio.
Há poucos dias, pudemos assistir ao Governador inaugurar mais
53km de fundamental importância para a região do Triângulo
Mineiro, ligando Campina Verde a Honorópolis. Ainda no mês de
novembro, em Grupiara e Estrela do Sul, será inaugurada uma
extensão de 33km, completando todo o Pró-Acesso da região do
Triângulo Mineiro.
Ao mesmo tempo que comemoramos esse projeto, as cidades que ainda
não foram beneficiadas fazem um apelo ao governo federal pelas
condições das nossas rodovias, principalmente daquelas que já
foram recuperadas, mas que se encontram em situação precária para
a época, pois já estamos à beira do início das chuvas, e esse
asfalto, com certeza, ficará prejudicado. O governo do Estado tem
feito a sua parte, recuperando as nossas rodovias estaduais.
Segundo, discorrerei sobre um assunto que é preocupante para todo
o povo brasileiro. Refiro-me à febre aftosa.
Minas Gerais detém o terceiro maior rebanho do País e é o
terceiro maior exportador, pois responde por 10% da exportação da
carne brasileira. Temos de ter cuidado para que a febre aftosa não
entre em nosso Estado. Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo já
foram penalizados com a proibição da exportação e com essa doença,
que se alastra por lá.
Hoje, pela manhã, conversei com o Diretor-Presidente do IMA, Dr.
Altino, que expôs que todas as providências que o Estado poderia
tomar em suas barreiras já foram tomadas. Temos de nos preocupar
principalmente com a região do Triângulo Mineiro, que faz divisa
com Mato Grosso do Sul e com São Paulo.
Neste momento, Minas, como Estado exportador, deve ter esse
cuidado. Há poucos dias, o Secretário de Agricultura anunciou
vários abatedouros, atendendo a essa reivindicação.
Ao lado do Deputado Marlos Fernandes, presenciei, em Araguari, um
investimento no Mataboi, o único frigorífico do Estado a exportar
e onde se está investindo. Em Ituiutaba, onde o Governador também
esteve, há o Frigorífico Bertin, que recebe grandes investimentos.
Parabenizo o Dr. Altino e a Secretaria de Agricultura pela
iniciativa e pela preocupação. Outras medidas, talvez penosas para
alguns produtores, devem ser tomadas, mas são necessárias para que
possamos garantir a não-entrada da febre aftosa em Minas Gerais,
permitindo que o Estado contribua para a exportação. Hoje, 10% da
carne brasileira comercializada no exterior é mineira, o que
significa 3 bilhões na balança comercial. Com toda certeza, Minas
poderá levar vantagem neste momento.
O Deputado Elmiro Nascimento (em aparte)* - Deputado, retomo o
assunto inicial de V. Exa. Ontem, também presenciei a inauguração
da estrada que liga Cruzeiro da Fortaleza e Guimarânia, a 365. É
maravilhosa a condição que o Governador Aécio Neves está dando às
pessoas; é a alegria de ter o asfalto em sua porta, em sua cidade.
Mais do que ninguém, sei o que o asfalto representa. O Município é
rico, produtivo e próspero. Faltava o cidadão ter condições de ir
e vir e de escoar sua produção.
Como V. Exa. disse, lamentamos as condições das estradas
federais. A restauração da BR-365, que liga Patos de Minas a
Uberlândia, um dos maiores centros empresariais do País, parou.
Não sabemos o porquê. A alegação do DNIT é que o início do período
de chuvas dificulta as obras. E o serviço de terraplanagem que já
foi feito? Vai todo embora? Esse é o descaso do governo federal em
relação às rodovias de Minas e do Brasil.
O Governador Aécio Neves, por meio do Pró-Acesso, está
interligando as cidades sem asfalto, melhorando as condições de
tráfego das MGs, que estão em condições excepcionais. Porém, as
BRs - a 365 e, principalmente, a 354, que liga à Capital - estão
em condições superprecárias. Se começar a chover, a 354 nos
deixará isolados, porque está inteiramente esburacada. O governo
federal não faz nada, apenas uma operação tapa-buraco que dura uma
semana.
Parabéns pelo pronunciamento e parabéns a Douradoquara, que teve
o privilégio de receber o asfalto por meio do governo Aécio Neves.
O Deputado Luiz Humberto Carneiro* - Obrigado, Elmiro. Sou
testemunha de suas reivindicações em relação às rodovias.
Acrescento a 050, entre Uberlândia e Araguari, que começa a
apresentar sérios problemas. Essa posição do DNIT de não investir
nas estradas agora aumenta o custo das obras, e, em pouco tempo,
veremos o mesmo que ocorreu no ano passado: rodovias sem condição
de tráfego e interditadas pela Justiça. Esperamos que este ano o
governo federal seja mais sensível para que isso não ocorra.
O Deputado Sebastião Costa (em aparte)* - Enalteço sua fala e não
me surpreendo, porque sei que V. Exa. tem uma trajetória calcada
no desenvolvimento e no bem-estar das pessoas. A preocupação
externada hoje é compatível com sua conduta.
O Governador Aécio Neves recorreu ao Tribunal de Contas da União,
solicitando informações a respeito do procedimento a ser adotado
em relação às rodovias que fizeram parte da medida provisória que
transferiu 6.000km de rodovias federais para Minas Gerais. Quando
essa medida provisória foi elaborada, a preocupação era transferir
a conservação de rodovias federais para o território de Minas
Gerais. Algumas rodovias que faziam parte daquela medida
provisória, como a BR-482, precisam ser reconstruídas. Portanto, o
Governador tem razão em não permitir e em não se manter silencioso
diante de uma indicação que pode trazer grande prejuízo para Minas
Gerais. Além da má conservação da BR-116, no trecho entre Dom
Cavati e divisa do Rio de Janeiro; em Além Paraíba, onde a estrada
praticamente deixou de existir no trecho entre Leopoldina e Além
Paraíba; nos demais trechos está completamente danificada, e temos
o impasse criado com a medida provisória. É preciso que o governo
federal se sensibilize. A BR-482, entre Carangola e Fervedouro,
está completamente danificada. E quando ia ser transferida para o
Estado, a medida provisória havia sido revogada anteriormente.
Ainda que houvesse, por parte do governo estadual, o desejo de
receber a estrada para reconstrui-la, não poderia realizá-lo
porque não tinha mais amparo legal. É preciso que o Ministério dos
Transportes e o Ministério da Infra-estrutura tenham consciência
de que os trechos de rodovia transferida nessa medida provisória
devem receber outro tratamento. O governo federal deve assumir sua
responsabilidade com Minas Gerais, dando solução para esse
impasse, sob pena de um custo ainda maior no futuro. Obrigado.
O Deputado Luiz Humberto Carneiro* - O Governador em momento
algum foge da responsabilidade de assumir os 6.000km para
manutenção, mas não para construção dessas rodovias, devido ao
péssimo estado de conservação em que se encontram.
O Deputado Marlos Fernandes (em aparte) - Nobre Deputado Luiz
Humberto Carneiro, da região do Triângulo Mineiro e de todas estas
Minas, somos companheiros dessa região. Agradeço-lhe a permissão
para falar a respeito das nossas MGs e BRs. No caso das MGs,
sabemos da participação de todos aqueles parlamentares,
representando a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e
Noroeste de Minas. Fizemos, junto ao Secretário Agostinho Patrús,
um esclarecimento e falamos da necessidade de se fazerem os
recapeamentos.
Por intermédio da Secretaria de Obras Públicas e de editais
publicados, fomos informados a respeito dos recapeamentos que
serão feitos em nossa região e, como V. Exa. disse, da entrega do
processo de Douradoquara, muito importante para a nossa região.
Sabemos que Abadia dos Dourados também será atendida, com a
ligação dessa cidade a Estrela do Sul.
Fizemos também visitas a Brasília, quando o senhor esteve
presente com os nossos pares do Triângulo Mineiro, para
sensibilizar o DNIT em relação às estradas da nossa região, que
estão em estado bastante precário. Não recebemos ainda a devida
atenção, como disse o Deputado Elmiro Nascimento. Sabemos que algo
está sendo realizado no trecho que liga Uberaba a Uberlândia, como
pontes, viadutos e alguns recapeamentos, que, no final do ano
passado, deixaram muito a desejar. A situação desse trecho, de
aproximadamente 30km da BR-050, traz muita dificuldade àqueles que
necessitam de trafegar ali.
Quero ainda registrar a precária situação da BR-050, no trecho
que liga Araguari a Uberlândia. V. Exa. a conhece bem e pode
envidar esforços nesse sentido, como tem feito. Sabemos que o
recapeamento não atende àquele trecho e que está sendo realizado o
empreendimento de Capim Branco 1 e 2, fechando as comportas para a
formação do lago de Capim Branco 1. Sabemos também que está sendo
construída a nova ponte do Rio Araguari. Entretanto, precisamos
fazer com que o DNIT entenda que é necessário fazer a duplicação
daquele trecho. O DNIT nos comunicou que o processo está sendo
viabilizado, mas precisamos que isso seja feito com a maior
brevidade possível, dado ao número de acidentes que ali ocorrem,
por ser o trecho sinuoso, com curvas acentuadas. Passando hoje
pela BR-050, verificamos que essa necessidade se faz urgente. É
preciso que se faça a recomposição asfáltica daquele trecho, que
recebe trânsito muito pesado, cerca de 14 ônibus por dia, que
atendem aos estudantes de Araguari que fazem curso superior em
Uberlândia.
Concluímos que o maior número possível de representantes da nossa
região deve empenhar-se para que esse asfaltamento seja logo
viabilizado.
O Deputado Luiz Humberto Carneiro (concluindo)* - Agradeço a V.
Exa. o aparte, Deputado Marlos Fernandes. Suas palavras, muito bem
ponderadas, vêm reforçar reivindicação daquela região, por todo o
seu trabalho e suas preocupações.
Sr. Presidente, queria agradecer-lhe a tolerância e pedir-lhe
mais 1 minuto, para ponderar sobre a gripe do frango. É de
fundamental importância que o País se preocupe com isso. É preciso
alertar o governo federal para que, em nossas importações, o
Brasil tenha o cuidado de não a trazer para cá, o que causaria,
sem dúvida alguma, grande prejuízo para nossa nação e,
principalmente, para Minas Gerais. Muito obrigado.
* - Sem revisão do orador.