Pronunciamentos

DEPUTADO EDUARDO BRANDÃO (PL), Autor do requerimento que deu origem à reunião.

Discurso

Homenagem ao Instituto Metodista Izabela Hendrix, do Município de Belo Horizonte.
Reunião 213ª reunião ESPECIAL
Legislatura 14ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 27/09/2002
Página 18, Coluna 4
Assunto CALENDÁRIO. EDUCAÇÃO.
Proposições citadas RQS 1824 de 2002

213ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 14ª LEGISLATURA, EM 23/9/2002

Palavras do Deputado Eduardo Brandão


Magnífico Reitor, Prof. Ulysses de Oliveira Panisset; Profa. Vitória Régia Rocha; Vice-Reitor, Prof. Edson Gomes Travassos; Revmo. Sr. Lino Estêvão Magalhães Leite, senhoras e senhores, família Izabela Hendrix, “Educar é semear um pouco de Deus no coração do homem, para ver brotar o amor através dos seus atos”.

Estamos aqui, com grande satisfação e alegria, para prestar esta singela homenagem ao Instituto Metodista Izabela Hendrix, instituição de ensino séria e comprometida com os valores éticos, morais e cristãos, que são os princípios básicos para o desenvolvimento de uma sociedade justa e voltada para o bem-estar do seu próximo.

Externamos nossos agradecimentos a todos os presentes e, de maneira especial, aos profissionais e educadores do Instituto Metodista Izabela Hendrix, que, alicerçados nos seus ensinamentos e nos de Jesus, proporcionam aos alunos preparo intelectual, físico, espiritual, social e cívico. Por se tratar de uma instituição metodista, a palavra de Deus é fundamental para o preparo de seus alunos, em todos os graus.

Se me permitem, gostaríamos de expressar a importância de tal momento, recordando um pouco da história desse educandário. O Instituto Metodista Izabela Hendrix, fundado em 5/10/1904, por Miss Martha Watts, missionária da Igreja Metodista do Sul dos Estados Unidos, iniciou suas atividades com apenas cinco alunos.

Até o ano de 1961, a direção-geral do Instituto Izabela foi exercida por missionárias metodistas norte-americanas.

Em 1962 o educandário elegeu sua primeira Reitora brasileira.

O crescimento do Instituto Metodista Izabela Hendrix confunde-se com o próprio desenvolvimento de Belo Horizonte, pelo fato de ter surgido apenas sete anos após a fundação desta cidade. No ano de 1929, nas proximidades do Palácio da Liberdade, foram adquiridos os dois prédios que atualmente abrigam as instalações principais do Izabela.

Em 1972, o Instituto, além de oferecer os cursos de 1º e 2º graus, realizou seu primeiro concurso vestibular, iniciando com sucesso as atividades da Faculdade.

Atualmente, estão matriculados 252 alunos no ensino infantil, 225 no ensino de 1ª à 4ª séries, 287 de 5ª à 8ª séries, 213 alunos no ensino médio e cerca de 2.500 nos cursos superiores de Arquitetura e Urbanismo, Administração de Empresas, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Normal Superior. Ressaltamos, ainda, que existem os cursos superiores seqüenciais.

Em 1999, foi criado um “campus” do Instituto Metodista Izabela Hendrix em Nova Lima, com cerca de 10.000m2.

O trabalho realizado pelo Instituto, ao longo de quase um século de existência, deve ser destacado por sua relevância educacional e social. Seus alunos também participam de programas de assistência a creches, asilos e favelas, como forma de desenvolvimento da solidariedade e da responsabilidade social.

O lema do Instituto Izabela Hendrix - “Conhece o Dever e Cumpre-o” - é seguido com afinco e determinação por seus diretores, professores, funcionários, colaboradores e também por seu Reitor Prof. Ulysses de Oliveira Panisset.

O Prof. Panisset, profissional competente, inclusive pós-graduado em Educação e Psicologia pela Vanderbilt University Nashville Tennessee, nos Estados Unidos, desde 1967 tem conseguido aliar um alto padrão de ensino a um ambiente acolhedor e prazeroso.

Precisaríamos dispor de muito mais tempo para falar a respeito do Prof. Panisset, tendo em vista sua vasta experiência na realização de atividades no campo da educação, quer como conferencista em congressos, seminários, simpósios, quer como integrante de grupos de trabalho e de comissões diversas. Destacamos, com muito orgulho, que o Prof. Panisset atualmente ocupa o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Educação, gestão que se iniciou no ano de 2000 e que se encerra no corrente ano.

Como já mencionamos, o fato ser o Izabela um instituto ligado à Igreja Metodista muito honra o nome desse estabelecimento e o credencia como instituição preocupada com a formação integral de cada aluno, numa visão ampla do significado da missão de educar, ou seja, educar não só para a vida profissional, como também para a formação integral do ser humano nas mais diversas perspectivas das relações humanas.

Sentimo-nos honrados por estar, hoje, reverenciando um educandário que prima pela qualidade de ensino e que se tornou referência de educação em Belo Horizonte e em todo o Estado.

Como dizia o saudoso educador Paulo Freire, “ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os seres humanos se educam juntos, na transformação do mundo”. E, como devemos ser a transformação que queremos ver no mundo, temos certeza de que as sementes plantadas no coração de cada aluno e de cada ex-aluno farão germinar os frutos necessários para a construção de um mundo melhor - com o qual tanto sonhamos e que é possível - pelo exemplo de dignidade demonstrado pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix.

São Paulo, na 1ª Carta aos Coríntios, fala sobre a suprema excelência do amor diante de todas as virtudes: “E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria”.

Sabemos que, em nome do amor ao próximo, esse Instituto tem desenvolvido um trabalho tão admirado por todos nós.

Muito obrigado. Pedimos uma salva de palmas para o Prof. Ulysses de Oliveira Panisset e para todos os funcionários, alunos e colaboradores.