Pronunciamentos

DEPUTADO EDUARDO HERMETO (PFL), Presidente "ad hoc".

Discurso

Transcurso do 60º aniversário de fundação da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD.
Reunião 203ª reunião ESPECIAL
Legislatura 14ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 28/08/2002
Página 26, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO. INDÚSTRIA.
Proposições citadas RQS 1796 de 2002

203ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 14ª LEGISLATURA, EM 22/8/2002

Palavras do Deputado Eduardo Hermeto


Exmo. Sr. Celso Castilho, Roger Agnelli, Stalim Amorim Duarte, Ricardo Vinhas Correia, Murillo Mendes, José Fernando Coura, José Fernandes Rennó, Deputado Alberto Pinto Coelho, demais autoridades, senhoras e senhores, é com grande satisfação que esta Presidência dá início à reunião especial em homenagem à Companhia Vale do Rio Doce, atendendo a requerimento do Deputado Alberto Pinto Coelho.

Fundada em 1942 pelo então Presidente Getúlio Vargas, essa empresa vem, há 60 anos, construindo uma história de sucesso e realizações intimamente ligada às nossas Minas Gerais, onde atua, principalmente, nas áreas de mineração e geração de energia elétrica.

O chão de nosso Estado foi, durante séculos, percorrido por bandeirantes e aventureiros que seguiam o curso do Rio Doce em busca do ouro e das pedras preciosas. Ainda hoje, nesse rico subsolo, dormem bilhões de toneladas de minério de ferro, em um quadrilátero formado por Conselheiro Lafaiete, Mariana, Sabará e Itabira. A Vale do Rio Doce é responsável pela extração desse minério bruto e pela sua transformação em importantes divisas para o País.

A companhia, desde a sua criação, vem batendo recordes sucessivos no domínio da exportação : em 1949, foi responsável por 80% das exportações brasileiras de minério de ferro. Em 1967, estava entre as seis maiores empresas exportadoras do mundo. Oito anos mais tarde, era a maior exportadora mundial, detentora de 16% do mercado transoceânico do produto, e tornou-se, em 1976, a maior geradora de divisas do País. A Vale é também a maior produtora de ouro da América Latina.

Cabe ressaltar que, não obstante seu desempenho operacional e a natureza extrativista das suas atividades, sempre demonstrou compromisso ímpar com o meio ambiente, haja vista a sua preocupação com a preservação da reserva florestal de Linhares, no Espírito Santo. A empresa teve, aliás, seus esforços reconhecidos com a obtenção do certificado ISO 14001 – norma internacional que especifica os requisitos do sistema de gestão da qualidade ambiental, tornando-se a primeira companhia de mineração do mundo a ter unidade certificada.

Consciente da importância do desenvolvimento sustentável, a Vale vem adotando, há muitos anos, métodos para o contínuo aprimoramento de suas atividades, sem perder de vista o respeito ao meio ambiente. O programa ambiental CVRD realiza ações junto às comunidades indígenas sob influência direta da mineração e da estrada de ferro Carajás, em especial nas áreas de saúde, educação, infra-estrutura e promoção do desenvolvimento, visando principalmente a reduzir a dependência das comunidades em relação a recursos de terceiros.

Na maior parceria privada do IBAMA, a empresa vem contribuindo ativamente para a preservação de área de cerca de 1.200.000ha de florestas tropicais.

A Vale, em sintonia com o nosso tempo, sabe que a prosperidade de uma empresa está intimamente ligada ao bem-estar das comunidades onde atua. Assim, a Fundação Vale instrumento de ação social da companhia, desenvolve e apóia diversos projetos, sobretudo na área de educação.


Empresa genuinamente brasileira, a Vale do Rio Doce é um exemplo a ser seguido, por sua atuação social, sua preocupação com a qualidade de vida de seus empregados, sua interação com a sociedade e seu exemplar respeito pelo meio ambiente.

Esta casa, em nome do povo mineiro, manifesta a sua mais sincera admiração pelo trabalho desenvolvido pela Vale do Rio Doce e congratula-se com a empresa e todos os seus empregados pelos 60 anos de sucesso. Muito obrigado.