Pronunciamentos

DEPUTADO JORGE EDUARDO DE OLIVEIRA (PMDB)

Discurso

Transcurso do 30º aniversário de fundação da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS.
Reunião 196ª reunião ESPECIAL
Legislatura 14ª legislatura, 4ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/08/2002
Página 23, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO. EDUCAÇÃO.
Proposições citadas RQS 1713 de 2002

196ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 1ª LEGISLATURA, EM 12/8/2002

Palavras do Deputado Jorge Eduardo de Oliveira


Exmos. Srs. Deputado Aílton Vilela, magnífico Reitor Edson Antônio Vellano; Deputado Federal Carlos Mosconi, João Marques de Vasconcellos, Pró-Reitora Marília Sidney de Souza, Fuad Hadad, Dr. Hudson Bianchini, Dr. Juracy Gomes Carneiro, Secretário-Geral Mário Augusto da Silveira, senhores e senhoras, o escritor alemão Goethe, num de seus muitos momentos de genialidade, fez a seus contemporâneos a seguinte exortação, que nos permitimos aqui citar: “Tudo quanto puderes fazer, ou creias poder, começa! Essa ousadia tem gênio, poder e magia!”. Pois, senhoras e senhores, de nossa parte estamos convencidos de que tal pensamento se coaduna com perfeição à obra do Prof. Edson Antônio Vellano, artífice maior e atual Reitor de nossa homenageada de hoje - a UNIFENAS - ora completando 30 anos de fundação.

Com efeito, ao propormos à Casa a presente homenagem - e nossa proposição recebeu o apoio unânime dos colegas parlamentares -, tínhamos em vista homenagear tanto a criatura - a UNIFENAS - quanto o criador, o caro Prof. Vellano, que aprendemos a admirar e respeitar. É que ele ousou ao fundar a instituição e vem provando, nas três últimas décadas, que sua ousadia é fruto de genialidade exercida de forma quase mágica.

De outra maneira não se explica como, tantos anos atrás, surgiu na cidade de Alfenas a atual Universidade José do Rosário Vellano: a despeito das cassandras que afirmavam ser o empreendimento inviável e apesar dos obstáculos materiais que à primeira vista condenavam a iniciativa ao insucesso, a obra seguiu seu curso e hoje, trintenária, mostra abrangência e vigor muito próprios das grandes realizações.

Foi exatamente em 22/5/72 que se implantaram as Faculdades Integradas da Região de Alfenas. O projeto vinha atender à preocupação do fundador, advogado brilhante, que havia assumido a causa de trabalhar pelo desenvolvimento regional. A isso somava-se seu currículo de Bacharel em Letras, professor idealista e empresário de grande tirocínio, que identificava na educação um fator essencial ao progresso socioeconômico e à competitividade mercadológica. Raciocinava o Prof. Edson Vellano - e a história deu-lhe razão - que a produtividade no trabalho está associada diretamente à qualificação do trabalhador.

Em harmonia com essa filosofia, foi adiante com o esforço que viria a materializar-se na atual UNIFENAS, reconhecida como universidade no ano de 1988, pelo Ministério da Educação. Atualmente, nossa homenageada mantém sete “campi”, localizados nas cidades de Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Varginha. Oferece, em seu currículo, cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia - com habilitações nas áreas industrial, de análises clínicas e toxicológica -, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Prótese Odontológica, Radiologia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Pedagogia, Sistemas de Informação Aplicados à Gestão Empresarial e à Gestão Financeira e Normal Superior.

É um magnífico e diversificado leque de atividades caracterizadas pela excelência, como o evidenciam os bons resultados obtidos no “provão” do MEC: o curso de Engenharia Civil, por exemplo, mereceu o conceito “A”, e o de Agronomia, o conceito “B”, enquanto a Faculdade de Ciências Médicas classificou-se em 1º lugar entre as instituições privadas do Estado.

Não bastasse a qualidade do ensino, a UNIFENAS vem-se destacando também como grande prestadora de serviços à comunidade. Exemplo disso é o Hospital Alzira Vellano, da referida Faculdade de Ciências Médicas, posicionado em 1º lugar no quesito satisfação dos usuários do SUS, acolhendo pacientes de 100 municípios da região sul-mineira e registrando média mensal de 20 mil atendimentos.

Dispondo de tecnologia de última geração, o moderno nosocômio recebeu, recentemente, autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes. Vale registrar que o Prof. Antônio Carlos Lopes, Presidente da Associação Brasileira de Clínica Médica, considera-o o melhor hospital de faculdade de medicina particular do País.

Outro exemplo desse empenho comunitário é o Centro de Terapia Renal Substitutiva - Hemodiálise, que assiste pacientes de Alfenas e de outras 26 cidades conveniadas com a Diretoria Regional de Saúde. Merece igual registro o Centro de Reabilitação por Biofeedback, que atua em convênio com o Centro Médico da Universidade de Miami, viabilizando o tratamento de diversas formas de paralisia, decorrentes de lesões no sistema nervoso central. Da mesma forma, as clínicas de Odontologia Geral assistem gratuitamente centenas de crianças e adultos, tratando até de lesões labiopalatais e desenvolvendo campanhas comunitárias de prevenção. Já os cursos de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Fonoaudiologia oferecem programas de atendimento social, enquanto a Faculdade de Farmácia realiza campanhas preventivas de saúde, disponibilizando análises clínicas e medicamentos produzidos em laboratórios próprios. Projetos habitacionais são desenvolvidos pelas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, beneficiando Prefeituras e instituições filantrópicas de Alfenas e da região. A Faculdade de Direito mantém convênios com a Secretaria da Justiça, com o Tribunal de Justiça do Estado e com as municipalidades, oferecendo estágios para os alunos.

Finalmente, em termos estatísticos, o universo da UNIFENAS também é impressionante: são 9 mil alunos, 2 mil professores e funcionários e 34 cursos de graduação. A palavra universo, aliás, vem nos lembrar que universidade origina-se do latim “universitas”, que poderia significar pólo centralizador e irradiador do conhecimento humano - é o que faz a nossa homenageada, ao centralizar o saber e difundi-lo por todo o Estado.

Há de se questionar o porquê de ter surgido, em uma cidade relativamente pequena, uma instituição absolutamente maior. A história nos mostra, entretanto, que a tradição acadêmica não foge dos pequenos centros: a Universidade de Perúgia, na Itália, uma das primeiras a surgir na Idade Média, instalou-se num pequeno burgo. Hoje ainda, instituições como Oxford, na Inglaterra, e Harvard, nos Estados Unidos, abrigam-se em cidades pequenas. É que o exercício do poder - em regra atraído pelas capitais e centros maiores - nem sempre acompanha a atividade acadêmica, a qual independe dele para florescer.

Como mineiro, e particularmente como sul-mineiro, sinto-me especialmente orgulhoso com a UNIFENAS. Ela é, para não mais dizer, um exemplo do arrojo e da capacidade de realização que nossos coestaduanos do Sul de Minas sempre demonstraram. Tivemos o privilégio de acompanhar, “pari passu”, o desenvolvimento dessa obra extraordinária, e esse privilégio ratifica-se quando, por iniciativa nossa, ela é homenageada por esta Assembléia Legislativa.

Encerramos estas palavras manifestando nossa admiração à UNIFENAS; a seu Reitor, Prof. Edson Antônio Vellano; a seus ilustres professores; dedicados funcionários e alunos. A todos, nossos calorosos parabéns pelos 30 anos da instituição, parabéns esses que estendemos a Alfenas, ao Sul de Minas e a todo o Estado. Muito obrigado pela presença dos senhores nesta Casa.