Formada principalmente por mulheres, a carreira da educação básica tem sofrido desvalorização - Arquivo ALMG

Carreira da educação básica será debatida

Representantes da comunidade escolar devem discutir a importância dessas profissionais e a valorização da categoria.

25/10/2022 - 10:18

A importância da carreira de especialista em educação básica será tema de debate na manhã desta quarta-feira (26/11/22) na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião está marcada para 9 horas no Auditório José de Alencar e foi solicitada pela presidenta da comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

De acordo com a parlamentar, a reunião é um atendimento a demanda apresentada pelo Sindespe-MG (Sindicato dos Profissionais Especialistas em Educação do Ensino Público) para tratar de questões relativas à categoria. Formadas majoritariamente por mulheres, as carreiras da educação básica têm sofrido, como ressaltou a deputada Ana Paula Siqueira, com a desvalorização ao longo do ano.

Para além da falta de reajustes salariais, a categoria reivindica maior clareza em critérios de progressão de carreira e a discussão de situações recorrentes de desvios de função. “É importante destacar que não se trata de uma questão trabalhista apenas, mas de impacto no trabalho que chega aos alunos, de coordenação e planejamento pedagógico, inclusive com o envolvimento da comunidade escolar”, afirmou a deputada. 

Além das profissionais, foram convidadas famílias de estudantes para o debate. “Precisamos discutir sobre a importância dessas profissionais para a educação, e digo isso no feminino, porque é uma categoria majoritariamente feminina, bem como a importância dessa carreira na rede”, acrescentou a parlamentar.