Rodrigo Miranda é professor de piano e pianista colaborador, além de chefe do Departamento de Prática Musical, na Escola de Música da Uemg

Segunda Musical apresenta recital de violoncelo e piano

Duo Elise Pittenger e Rodrigo Miranda sobem ao palco nesta segunda-feira (24), às 20 horas, no Teatro.

20/10/2022 - 14:30

No programa do Segunda Musical desta semana os músicos Elise Pittenger, no violoncelo, e Rodrigo Miranda, ao piano, interpretam composições de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Guerra Vicente. O duo sobe ao palco do Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (24/10/22), às 20 horas. O Segunda Musical faz parte do programa Assembleia Cultural.

Os artistas atuam conjuntamente desde 2016, tendo participado de recitais como duo ou em formações camerísticas maiores. Além de suas atuações pedagógicas, respectivamente na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Elise e Rodrigo desenvolvem um trabalho de pesquisa em música brasileira. 

Quem é Elise Pittenger

É professora de Cello na UFMG, onde também coordena a área de Música de Câmara e o Grupo de Violoncelos, e realiza um projeto de pesquisa sobre música brasileira, para o violoncelo.

Natural de Baltimore, nos Estados Unidos, ela se mudou para o Brasil em 2010 para integrar a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, na qual exerceu o cargo de chefe do naipe de violoncelos, de 2011 a julho de 2015.

Elise possui doutorado em Performance Musical pela McGill University, no Canadá. Além de bacharelado em Literatura pela Yale University nos EUA. Elise tem experiência em música de câmara, tendo sido integrante do Haven String Quartet (EUA) por dois anos. No Brasil tem desenvolvido trabalhos com os pianistas Gustavo Carvalho e Rodrigo Miranda, o percussionista Fernando Rocha (Duo Qattus) e colegas na UFMG (Sonante 21). 

Quem é Rodrigo Miranda

É natural de Belo Horizonte, onde iniciou seus estudos de Piano em 1982. Depois de concluir o Curso Livre de Piano na Fundação Mineira de Artes Aleijadinho (Fuma) – atual Uemg –, graduou-se em Piano pela UFMG em 2001. Estudou na Hartt School of Music em Hartford, Connecticut, finalizando o Graduate Professional Diploma e o mestrado em Piano. Em 2013 concluiu o doutorado em Performance Pianística pela University of Connecticut.

Rodrigo Miranda possui diversos prêmios em concursos de piano, incluindo o Concurso Arnaldo Estrella, o Concurso Nacional de Piano de Governador Valadares e o Concurso Art Livre. O músico se apresenta regularmente como solista e camerista, e atualmente é professor de Piano e pianista colaborador, além de chefe do Departamento de Prática Musical, na Escola de Música da Uemg.