Doutor Jean Freire e Beatriz Cerqueira parabenizaram profissionais da saúde e da educação

Parlamentares homenageiam em discursos professores e médicos

Na reunião de Plenário de terça (18), projeto do ex-presidente Lula é defendido e conquistas de sua gestão, destacadas.

18/10/2022 - 18:21

No mês de outubro, em que se comemoram os Dias do Professor (15) e do Médico (18), parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prestaram, em seus discursos, homenagens a esses profissionais.

Na reunião de Plenário desta terça-feira (18/10/22), três deputados e duas deputadas foram à tribuna para tratar desse e de outros temas, sendo destaque na maioria das falas a defesa do voto em Lula no segundo turno das eleições.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Também profissional da educação, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) parabenizou professores e professoras, destacando a importância dessa profissão para a construção de um Brasil melhor.

Ao divulgar sua participação em ato na Capital contra os cortes do governo federal na educação, ela lamentou os baixos salários dos professores aliados a más condições de trabalho. Essas condições incluem a exposição de professores em salas de aula e os ataques a que eles têm sido submetidos.

“É uma das profissões mais complexas do mundo, talvez uma das únicas em que você tem que estudar o tempo todo e ser avaliado constantemente”, disse. A deputada defendeu a melhoria da remuneração, planos de carreira e mais investimentos no setor. E na sua opinião, esses investimentos só virão quando o presidente Lula tomar posse: “A Lei 11.738, de 2008, aprovada no governo Lula, estabeleceu o piso nacional do professor”, concluiu.

Saudando os mestres, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que também é professora, lembrou da importância da data, mas lembrou que há muito a ser feito no País nessa área. E refletiu que, para melhorar a educação no País, é necessário abraçar o projeto político encabeçado pelo PT, que “tirou milhões da indignidade”. Ao contrário do atual governo, que tem feito cortes sucessivos no orçamento da educação, sucateando as universidades públicas, segundo ela.

Deputada aponta retrocessos em políticas ambiental e para mulheres

Ana Paula Siqueira destacou ainda as políticas para as mulheres, criticando o governo de Bolsonaro por ter cortado mais de 50% nas ações voltadas para esse segmento. “Queremos um Brasil que invista em programas de enfrentamento a violência contra a mulher”, contrapôs.

Ela também lamentou o retrocesso da atual gestão na política ambiental: “O governo atual é recordista em desmatamento. Forma 3.998 km desmatados em 2022, o triplo do registrado em 2017”.

O deputado Virgílio Guimarães (PT) também parabenizou o professor pelo seu dia, classe formada majoritariamente por mulheres, às quais também rendeu suas homenagens. Defendendo as gestões petistas no governo federal, ele lembrou que a marca foi a garantia de direitos às mulheres.

Falando da campanha eleitoral, o parlamentar questionou a participação de prefeitos que estariam se valendo do seu cargo para pressionar seus cidadãos a votarem em Bolsonaro. Apesar disso, ele disse acreditar que Minas Gerais manterá, no segundo turno, os percentuais de votos dados a cada um dos candidatos. E completou que, uma vez no poder, Lula fará um governo republicano, ou seja, sem privilegiar partidários do governo com mais recursos.

Sobre as reformas numa possível gestão petista, ele defendeu a reforma fiscal, com a tributação dos novos meios de comunicação, como as redes sociais e plataformas como o Zoom e outras.

Primeira lei anti-fumo do País foi aprovada na ALMG

O deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) também parabenizou todos os profissionais do ensino. “Se chegamos até aqui, foi porque recebemos a educação dos professores”.

Ao fazer um balanço de sua atuação na ALMG em seus oito mandatos, ele destacou entre as leis oriundas de projetos de sua autoria a Lei da Ficha Limpa estadual, que passou a impedir que candidatos com condenações na justiça ocupassem cargos na administração pública.

O parlamentar enfatizou ainda a aprovação de outras normas de sua autoria: a primeira lei anti-fumo no Brasil e a concessão de passagens gratuitas para idosos e pessoas com deficiência no transporte intermunicipal. “Foram mais de 800 projetos, mais de 20 Emendas à Constituição aprovadas. Consegui o reconhecimento desse trabalho por meio dos votos que obtive”, disse. Ao final, agradeceu aos eleitores de cerca de 700 municípios que o escolheram nestas eleições.

Dia do médico

Médico por formação, o deputado Doutor Jean Freire (PT) parabenizou seus colegas de profissão no Dia do Médico, comemorado nesta terça (18). Ele ainda agradeceu as muitas pessoas que o ajudaram a se formar. “Quando eu era um adolescente ativista, sonhava ser médico. Mas uma colega, atendente de enfermagem como eu à época, me disse que eu nunca me tornaria médico, porque filho de pobre não vira doutor”, relembrou.

Apesar dessa fala, o deputado conseguiu se formar e criar um projeto no Vale do Jequitinhonha para apoiar estudantes pobres como ele. E refletiu que, somente nos governos petistas, a classe baixa pôde sonhar alto.

“Houve uma revolução neste País com Lula. Eu mesmo fui beneficiado com o perdão da dívida no crédito educativo. A partir daquele governo, muitos jovens passaram a não escutar falas de que pobre não consegue ser médico.