As urnas eletrônicas passarão por testes de integridade e de autenticidade dos sistemas - Arquivo ALMG

ALMG acompanha auditoria de urnas eletrônicas

Poder Legislativo é entidade fiscalizadora do teste de integridade da votação eletrônica nas Eleições 2022.

30/09/2022 - 16:20

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acompanha a auditoria de urnas eletrônicas que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) promove nas Eleições 2022.

Entidade fiscalizadora do teste de integridade das urnas, a ALMG será representada pelo servidor Luiz Paulo Magalhães Lamego na audiência pública que será realizada neste sábado (1º/10/22), a partir das 7 horas, na Sala de Sessões do TRE-MG (Av. Prudente de Morais, 100 – Cidade Jardim).

As urnas que passarão por auditoria – testes de integridade e de autenticidade dos sistemas – no 1º turno serão conhecidas nessa audiência. Em Minas Gerais, dez urnas passarão pelo teste de autenticidade dos sistemas e outras 33 pelo teste de integridade. O objetivo é comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica por meio de uma simulação da votação oficial.

As duas auditorias serão fiscalizadas também por várias entidades, como partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Federal e Forças Armadas, além de uma empresa de auditoria externa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A reunião deste sábado (1º/10) poderá ser acompanhada por qualquer cidadão, por meio da transmissão ao vivo no canal do TRE-MG no YouTube.

Mais informações sobre as auditorias podem ser obtidas com o TRE-MG.

ALMG é parceira do TRE-MG

Neste ano, a ALMG firmou um termo de cooperação com o TRE-MG, com o objetivo de promover ações conjuntas para enfrentar a desinformação no processo eleitoral, possibilitando o voto informado dos eleitores mineiros. Uma campanha institucional da ALMG destaca o poder do voto e defende a tolerância no debate de ideias ao longo do processo eleitoral.