Cobertura especial das eleições pela TV Assembleia começa às 8 horas de domingo e vai até a noite - Arquivo ALMG

Cobertura da TV Assembleia tem análises e resultados

Além de divulgar quem são os 77 deputados eleitos matematicamente, emissora traz debates com especialistas.

29/09/2022 - 17:30

A partir das 8 horas deste domingo (2/10/22), a TV Assembleia estará envolvida na cobertura das eleições com uma extensa programação até a noite, que inclui entradas ao vivo em seções de votação, entrevistas coletivas e debates com especialistas e pesquisadores.

A depender do andamento da apuração, os telespectadores também poderão conhecer em primeira mão, no domingo ou nas primeiras horas da segunda-feira (3), qual será ser a composição da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a partir de fevereiro de 2023, com base nos deputados estaduais matematicamente eleitos para ocupar as 77 cadeiras do Parlamento Mineiro.

Acompanhe a cobertura especial da TV Assembleia.

Desde 2016, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parou de divulgar a informação dos eleitos matematicamente em função da crescente judicialização do resultado das eleições, optando por divulgar o resultado final somente após sua homologação, que é feita pela própria Justiça Eleitoral.

Contudo, a divulgação pela TV Assembleia dos parlamentares matematicamente eleitos é possível com o uso de um aplicativo de acompanhamento da apuração, desenvolvido exclusivamente pela Gerência-Geral de Tecnologia da Informação da ALMG, que consolida informações oferecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Isso resulta em conteúdo diferenciado oferecido pela TV Assembleia, trazendo os resultados das votações para os cargos proporcionais (deputados estaduais e federais), uma vez que a ocupação das cadeiras nas Assembleias Legislativas e na Câmara dos Deputados depende de um cálculo específico, que inclui o quociente eleitoral e não apenas a votação absoluta de cada candidato.

Também serão apresentados dados analíticos por região de Minas, com os cinco parlamentares mais votados em cada uma delas, além do percentual de mulheres eleitas para a ALMG e para a Câmara dos Deputados, entre outros dados.

Perfis dos eleitos

Outro conteúdo exclusivo, preparado pela equipe da Gerência de Jornalismo da ALMG, serão os perfis dos 77 deputados estaduais matematicamente eleitos. Essas informações serão disponibilizadas no hotsite Eleições 2022, no Portal da Assembleia, após a divulgação do resultado pela TV.

Além da foto dos candidatos, o cidadão vai poder conhecer um histórico dos eleitos com dados como idade, cidade natal, profissão e biografia política, entre outras informações.

Conteúdo especial

Conforme destaca a gerente-geral de Rádio e Televisão da Assembleia, Patrícia Porto, o conteúdo especial oferecido pela emissora é um diferencial em relação a outros veículos de comunicação, que muitas vezes focam a divulgação dos resultados nos cargos majoritários (presidente, governador e senador).

No caso específico dessas eleições, ela considera que a valorização das eleições estaduais na cobertura programada pela TV Assembleia assume ainda maior importância nesse domingo (2). “A polarização na disputa presidencial como a deste ano acaba fazendo com que as pessoas tendam a se esquecer da importância das eleições estaduais, que acabam ficando em segundo plano, praticamente só se falando nos políticos do campo federal”, avalia Patrícia.

Nesse sentido, a programação após o encerramento da votação inclui também análises e entrevistas com pesquisadores e cientistas que estudam a fundo a política mineira e o Estado, claro que sem ignorar a esfera federal.

Análises e entrevistas durante todo o domingo

Com quatro equipes que entrarão ao vivo de diferentes pontos de Belo Horizonte, a programação da TV Assembleia trará a partir das 8 horas pronunciamento do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Maurício Soares, com flashes da votação de candidatos que disputam o Governo do Estado e o Senado e de autoridades como os presidentes do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD).

Às 8h30, entrevista com o cientista político Guilherme Russo abordará questões como o voto do indeciso, o processo de definição do voto e a motivação e os riscos da abstenção.

Na sequência, o impacto das redes sociais nas disputas de 2022 será o tema de entrevista com o especialista em marketing político Marcos Marinho.

Ainda pela manhã, haverá flashes ao vivo e material sobre acessibilidade e voto do idoso, além de conversa com jornalistas no programa Sala de Imprensa.

Das 13h15 às 16h45, programas como Tribuna Livre e Crônica vão abordar temas relevantes para o Estado, buscando respostas a indagações tais como se Minas sobrevive à mineração e se a desigualdade tem solução, além de debates sobre desemprego e saúde. 

Das 16h55 em diante, boletins ao vivo das eleições terão análises e repercussão dos dados com jornalistas, analistas de redes sociais, comentaristas e cientistas políticos e estudiosos da realidade do Estado.

Após a apuração, haverá ainda entradas ao vivo ou flashes gravados com entrevistas coletivas dos primeiros colocados para presidente e governador, entre outras informações.