Veículo continua sendo uma das principais fontes de informação existentes - Arquivo ALMG

ALMG celebra centenário do rádio no Brasil

Presidente da Amirt receberá placa comemorativa em reunião que vai ressaltar importância deste meio de comunicação.

23/09/2022 - 12:33

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima segunda-feira (26/9/22), a partir das 20 horas, no Plenário, Reunião Especial para comemorar o centenário da radiodifusão no Brasil. A homenagem terá a entrega de placa ao presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Luciano Pimenta.

Acompanhe a reunião ao vivo.

O primeiro signatário do requerimento para a realização da reunião, deputado Glaycon Franco (PV), afirmou no documento que o objetivo do evento é ressaltar a importância do rádio como meio de comunicação, sendo que o veículo permanece sendo uma das principais fontes de informação existentes.

História do rádio

O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do País, com a transmissão, à distância e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira. 

Apesar dessa primeira transmissão, o rádio no País ainda era incipiente e as transmissões amadoras. Apenas em 1923 que Roquete Pinto, considerado o pai da radiodifusão brasileira, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Por isso, o dia 25 de setembro, dia do nascimento de Roquete Pinto, foi escolhido como o “Dia Nacional do Rádio”.

A partir da posse de Getúlio Vargas, em 1930, o veículo tomaria lugar de destaque no Brasil, tornando-se o primeiro meio de comunicação de massas. O rádio também inaugurou sua época de ouro com as radionovelas, as grandes performances de intérpretes da Música Popular Brasileira e a cobertura jornalística da Segunda Guerra, feita pelo programa jornalístico Repórter Esso.

Em Minas Gerais, o rádio começou com a pioneira Rádio Sociedade de Juiz de Fora, montada por Cardoso Sobrinho, em 7 de janeiro de 1926.

Outro marco é a criação da Rádio Inconfidência, fundada em 3 de setembro de 1936, sendo a emissora mais antiga em funcionamento e que fez história com os programas de auditório, o culto aos ídolos, os cantores, as orquestras, as novelas e os programas de humor.

Amirt

A Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) foi criada com o objetivo de orientar e fornecer informações para que seus radiodifusores estejam sempre por dentro das novidades que permeiam a radiodifusão, o que faz dela uma das associações mais reconhecidas em território nacional, no que se refere ao meio, devido à sua atuação em prol do desenvolvimento do setor.