A peça utiliza o método de Teatro Playback, em que as apresentações são baseadas em histórias da própria plateia

Teatro interativo marca o Projeto Zás desta semana

Público pode participar da peça “Aconteceu comigo – sua história em cena” ao relatar enredos da sua própria vida.

08/09/2022 - 15:32

O espetáculo “Aconteceu comigo - sua história em cena” é o destaque do projeto Zás desta quinta-feira (15/9/22), às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Zás faz parte do programa Assembleia Cultural.

A peça, do grupo Creatio Teatro Playback, utiliza o método de Teatro Playback, em que as apresentações são baseadas em histórias da própria plateia.

No palco, um mediador seleciona pessoas que estão interessadas em compartilhar alguma de suas vivências e, então, um dos relatos é escolhido para ser representado pelos atores de forma improvisada.

Cenas improvisadas compõem repertório de grupo teatral

O grupo conta com uma equipe formada por atores, psicólogos, psicodramatistas e músicos que criam movimentos poéticos e cenas de improviso a partir das histórias relatadas pelo público.

O método utilizado intitula-se Teatro Playback (Playbcak Theatre), e foi criado em 1975 pelos americanos Jonathan Fox e Jo Salas, tendo como inspiração o psicodrama e a tradição oral de povos primitivos. 

A Creatio foi fundada em 2014 por Rodolfo Costa, graduado em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Ele também é ator, formado em Condução de Teatro Playback pelo Centro de Nova York, com o próprio Jonathan Fox, em 2017.

A companhia teatral já realizou 35 apresentações em ambientes comunitários, empresariais e educacionais. Em 2018, organizou o 2º Encontro Brasileiro de Teatro Playback na Capital mineira. Além das performances, o grupo ministra oficinas culturais.