O grupo toca mais de 45 instrumentos diferentes, cópias fiéis dos usados na Idade Média

Orquestra “Canção das Iluminuras” é atração cultural na ALMG

Concerto com repertório das épocas medieval e renascentista será segunda-feira (29), às 20 horas, no Teatro.

26/08/2022 - 15:03

A Orquestra de Música Medieval e Renascentista "A Canção das Iluminuras" se apresenta no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (29/8/22), às 20 horas, como parte do projeto Segunda Musical. O grupo fará um concerto interpretando a Missa Vulnerasti Cor Meum, do compositor espanhol Cristóbal de Morales. O Segunda Musical faz parte do programa Assembleia Cultural.

A missa, em 4 partes, é um exemplo do estado da arte renascentista, na qual é possível observar o contraponto que permeia toda a composição, tendo como base, em todos os seus movimentos, o tema do moteto que dá título à missa.

Grupo traz canções da Idade Média e da Renascença

Criado há nove anos, a “Canção das Iluminuras” é um grupo mineiro dedicado à pesquisa, à divulgação e à interpretação do repertório criado na Idade Média e na Renascença, especialmente no período que abrange os anos de 1300 a 1600.

Desde 2013, o grupo realizou mais de 40 concertos em Belo Horizonte e em várias cidades do interior do Estado. Essas apresentações foram viabilizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura através do Ministério da Cultura, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (FEC) e por iniciativa própria.

Os músicos tocam mais de 45 instrumentos diferentes, cópias fiéis dos usados naquela época. Este é um dos maiores acervos da América Latina.

Quem foi Cristóbal de Morales? 

Foi um padre católico espanhol e mestre de capela, sendo o principal representante da escola polifônica andaluza e um dos três grandes nomes da composição polifônica espanhola do Renascimento. Sua música é vocal e sagrada, com apenas algumas exceções. 

Ele é um dos compositores espanhóis mais influentes de toda a primeira metade do século XVI e sua fama, que se espalhou por toda a Europa, sobreviveu nos séculos seguintes.