O grupo visa valorizar e divulgar peças do artesanato de Curvelo (Região Central)

Peças inspiradas no sertão mineiro estão expostas na Galeria

Mostra de artesanato, também influenciada pelas obras de Guimarães Rosa, pode ser visitada de segunda (29) a sexta (2).

26/08/2022 - 16:53

A exposição da Cooperativa Dedo de Gente traz para a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) peças inspiradas na vida do sertão e nas obras de Guimarães Rosa, trazendo mineiridade e criatividade em designs exclusivos.

A mostra, que faz parte do programa Assembleia Cultural, com peças do artesanato de Curvelo (Região Central), poderá ser visitada desta segunda-feira (29/8/22) a sexta-feira (2), das 8 às 18 horas.

O visitante poderá conferir objetos de arte, adornos e utilitários em ferro como castiçais, esculturas, miniaturas, bandejas, móveis, vasos para plantas, bordados, cartonagem e casinhas de passarinhos. Também estarão expostos licores, compotas de doces e geleias. Todos os produtos são feitos nas pequenas fábricas da cooperativa.

Saiba mais sobre o grupo 

A Cooperativa Dedo de Gente foi criada em 1996, em Curvelo, reunindo fabriquetas de produção artesanal solidária, formadas por jovens da cidade. 

Quando foi criada, o artesanato era a base do trabalho dos cooperados. Com o tempo, a produção se ampliou, em diversidade e qualidade. Hoje existem dez fabriquetas, com atuação em mais duas cidades mineiras além de Curvelo:  Araçuaí (Vale Jequitinhonha/Mucuri) e Raposos (Região Central).

Essas pequenas fábricas são resultado de um processo educativo iniciado em 1984 pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD). Essa organização tem como missão a promoção da educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da cultura, tomada como matéria-prima de ação institucional e pedagógica.

Herdeira desse espírito, a cooperativa gera oportunidades de desenvolvimento humano e profissional para jovens de Minas Gerais.