Atores trazem reflexões sobre padrões hegemônicos de masculinidade, empatia, convivência com o diferente e opressão

Peça aborda relatos reais de um jovem gay no Exército

“O resgate do soldado Rayan”, do grupo Artilharia Cênica, é atração do Zás desta quinta-feira (30), às 19 horas.

23/06/2022 - 15:29

Transitando entre o cômico e o dramático, a peça “O resgate do soldado Rayan” é baseada nos relatos reais de um jovem gay, obrigado a ingressar no Exército Brasileiro. O espetáculo, do grupo Artilharia Cênica, é atração do projeto Zás desta quinta-feira (30/6/22), às 19 horas, no Teatro. A iniciativa faz parte do Programa Assembleia Cultural.

A peça, concebida a partir dos princípios do Teatro Documentário, propõe reflexões sobre padrões hegemônicos de masculinidade, empatia, convivência com o diferente e opressão aos comportamentos considerados transgressores. São utilizadas diversas linguagens como a dança, o teatro físico, a música e o teatro épico. 

O processo de construção do texto se apropriou da experiência de um dos membros do grupo, o ator Gefter Rayan, no Exército. Também foram usadas algumas narrativas vividas por outros integrantes da trupe, nessa mesma instituição.

A peça tem direção de Brenda Alaís e, no elenco, estão Bruno Maracia, Gefter Rayan, Igor Fonseca, Marcos More e Raniele Barbosa, que também são os autores do texto do espetáculo.

Sobre o grupo

O Grupo Artilharia Cênica foi criado no final do ano de 2018, a partir da montagem do espetáculo “O resgate do soldado Rayan”. A obra foi apresentada na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como um Trabalho de Conclusão de Curso de um dos integrantes do grupo. 

Atualmente o grupo teatral realiza a mostra “Pautas LGBTQI+ em Cena”, em parceria com o Berro Coletivo de Teatro e o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH). 

Com essa parceria, são viabilizadas apresentações gratuitas de espetáculos teatrais para alunos do ensino médio e para a população em geral, no intuito de possibilitar a discussão qualificada sobre temas do universo LGBTQIA+.