Integridade de motoristas e usuários é uma das preocupações - Arquivo ALMG

Saúde mental de motoristas profissionais motiva audiência

Prevenção à depressão e outras doenças será debatida nesta quarta (22), às 14h30, em conjunto com Frente Parlamentar.

21/06/2022 - 11:21

A saúde mental dos motoristas profissionais é o tema de audiência pública que a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas realiza nesta quarta-feira (22/6/22), às 14h30, no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) .

A reunião foi solicitada pelo deputado Charles Santos (Republicanos) e será em conjunto com a Frente Parlamentar de Prevenção à Automutilação, à Depressão e ao Suicídio com o objetivo de buscar soluções e melhorias de políticas públicas para esses profissionais.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

“Este é um assunto cada vez mais sério. São diversos os fatores que contribuem negativamente para a saúde mental dos profissionais do trânsito em nosso Estado, a exemplo do advento da pandemia, a alta nos preços dos combustíveis, a concorrência e as péssimas condições das estradas. Por isso convidamos profissionais da saúde, sindicatos e os condutores, para que nesta audiência pública possamos ouvir, debater e procurar soluções e apoio a esta classe tão necessitada e importante do nosso Estado", afirma o deputado.

A discussão vai abranger caminhoneiros, trabalhadores no transporte público de passageiros, taxistas, motoristas de aplicativos, socorristas, entre outros profissionais do segmento. Conforme o requerimento da reunião, estaria havendo um aumento de casos, por exempo, de depressão entre profissionais de trânsito.

Entre os convidados para debater o assunto estão o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e representantes de entidades representativas dos trabalhadores, da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura e das áreas de psicologia e direito trabalhista.