Comissão de Defesa do Consumidor debate carga tributária
Audiência pública tem o objetivo de estimular reflexão sobre impostos que sobrecarregam os contribuintes.
15/06/2022 - 14:51A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública nesta quarta-feira (22/6/22) para debater a carga tributária no Brasil. A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Bartô (PL), será realizada no Plenarinho I, a partir das 15 horas.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.
Em seu requerimento, o deputado Bartô lembra que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Ele cita levantamento de 2021 do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), segundo o qual o contribuinte brasileiro teria que trabalhar cerca de cinco meses do ano somente para pagar impostos.
Em 2021, a carga tributária bruta do governo central, estados e municípios foi de 33,9% do PIB, o que representou um aumento de 2,14 pontos percentuais em relação ao ano anterior, conforme dados do Boletim de Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo do Federal.
“A alta carga tributária encarece os produtos nacionais, desestimula os investimentos e aquece o mercado informal, acarretando prejuízos para a economia brasileira”, argumenta o deputado Bartô. Para o parlamentar, é fundamental discutir o cenário tributário do País e seus impactos na vida dos contribuintes.