Segunda Musical traz Madrigal e Orquestra Barroca
Nesta segunda (13), às 20 horas, a maestrina Iara Fricke Matte rege o concerto, no Teatro da ALMG.
09/06/2022 - 18:17O Segunda Musical da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta semana, na segunda-feira (13/6/22), traz o grupo vocal Madrigal e a Orquestra Barroca, que fazem parte do Concentus Musicum de Belo Horizonte. A apresentação está marcada para às 20 horas, no Teatro, e faz parte do projeto Assembleia Cultural.
O concerto será conduzido pela regente Iara Fricke Matte e os músicos apresentarão três cantatas para solistas, coro e orquestra do compositor barroco Johann Sebastian Bach.
Saiba mais sobre o grupo musical
O Concentus Musicum de Belo Horizonte, idealizado pela regente Iara Fricke Matte, é uma organização musical composta por três grupos - Coro Sinfônico, Madrigal e Orquestra Barroca. Ela atua principalmente na difusão do repertório de música antiga, música colonial e imperial mineira e brasileira, renascentista, barroca e clássica europeia.
Estreou em dezembro de 2016, junto à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, e o êxito da parceria resultou em 16 concertos. E desde a sua fundação, atingiu um público direto de 25 mil pessoas, em apresentações pelo Estado.
Em 2021, o Concentus Musicum de Belo Horizonte lançou a campanha Órfãos da Covid, uma série de vídeos que mesclam a força retórica das árias e recitativos das cantatas de Bach com a arte visual contemporânea.
Madrigal
Madrigal Concentus Musicum é um grupo vocal integrado por cantores selecionados e dedica-se à interpretação e difusão de obras dos períodos renascentista, barroco e clássico. Também apresenta obras do repertório do século XX e contemporâneo.
O grupo conta com a parceria da maestrina Iara Fricke Matte e do pianista e organista mineiro Hélcio Vaz e tem como regente assistente o maestro Lucas Viana.
Orquestra Barroca
A Orquestra Barroca Concentus Musicum dedica-se à prática de música antiga com interpretações historicamente embasadas e utilização de cópias de instrumentos de época. Regido pela maestrina Iara Fricke Matte, tem como spalla a violinista Letizia Roa, especialista em música antiga.
Iara Fricke Matte é professora de Regência da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1997. Doutora, mestre e bacharel em Regência Coral e Orquestral pela Indiana University (EUA), University of Minnesota (EUA) e Unicamp. Foi diretora artística da II e III Semana de Música Antiga da UFMG e coordenadora geral da IV edição, promovida também pela Universidade Federal.
Iara regeu o Coro de Câmara da UFMG, Camerata Antiqua de Curitiba (convidada) e o Ars Nova-Coral da UFMG, quando ganhou os prêmios Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento do estado de Minas Gerais.
Em 2019 assumiu a regência e coordenação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG, promovendo concertos mensais, incluindo a Jornada Concertistas em Pauta, o Concurso Jovens Solistas e a Academia de Regência.