De acordo com a deputada Ana Paula Siqueira, as mulheres recebem pouca atenção do Estado nesse período de transição - Arquivo ALMG

Política para mulheres na menopausa é tema de audiência

Em reunião nesta terça (7), serão debatidas medidas que visam assegurar mais bem-estar e qualidade de vida nessa fase.

06/06/2022 - 11:50

Com a finalidade de debater as políticas públicas do Estado para mulheres na menopausa, seus impactos e perspectivas, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realiza, nesta terça-feira (7/6/22), uma audiência pública, às 14 horas, no Auditório do andar SE do Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião, solicitada pela presidenta da comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), deve reunir médicos e representantes de entidades da sociedade civil que atuam sobre a matéria.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

A deputada explica que a audiência pública vai discutir o climatério e a menopausa, que demandam políticas públicas que historicamente recebem pouca atenção dos governos. “São questões que repercutem de diversas formas na saúde integral, no bem-estar e qualidade de vida. Essa é uma fase importante na vida das mulheres que muitas vezes fica invisibilizada”, afirma Ana Paula Siqueira.

De acordo com a parlamentar, é importante que as pessoas conheçam todas as possibilidades de atendimento disponíveis para as mulheres nessa fase e reflitam sobre alguns estereótipos que ainda se perpetuam na sociedade.

Ana Paula Siqueira é autora do Projeto de Lei (PL) 3.597/22, que cria o Programa Mineiro de Atenção à Saúde no Climatério, conhecido como “Programa Menopausa Feliz”. A proposta é a de garantir assistência e amparo à saúde física e mental durante o climatério (fase de transição fisiológica entre os períodos reprodutivo e não reprodutivo da mulher), com especial atenção às mulheres negras, indígenas, quilombolas, de povos e comunidades tradicionais e homens transgêneros.

Convidados

Devem participar da audiência pública médicos e representantes da sociedade civil, como a presidenta da Associação Nacional de Mulheres na Menopausa (Menopausa Feliz), Adriana Ferreira; a coordenadora do Ambulatório de Climatério da Santa Casa e professora da pós-graduação em Ginecologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ana Lúcia Valadares; a endocrinologista Patrícia Corradi; e o professor-adjunto de ginecologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Márcio Alexandre Hipólito Rodrigues.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, também foram convidados a participar da reunião.