Estratégias para preservação do meio ambiente e enfrentamento de mudanças climáticas serão abordadas - Arquivo ALMG

Crise climática em Minas é tema de audiência

Comissão de Meio Ambiente debaterá políticas públicas e possíveis saídas para os problemas climáticos do Estado.

07/06/2022 - 13:09

Debater o papel da sociedade civil na construção das políticas públicas de enfrentamento à crise climática. Esse será o tema de debate promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira (8/6/22), a partir das 10 horas, no Auditório José Alencar. 

Presidente da comissão e autor do requerimento para a realização da reunião, o deputado Noraldino Júnior (PSC) foi o representante da ALMG na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), evento que aconteceu em novembro do ano passado na Escócia e reuniu líderes mundiais para debater compromissos contra mudanças climáticas. 

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate

Segundo informações do gabinete dele, o objetivo da audiência na ALMG é debater quais poderiam ser estratégias inteligentes para a preservação do meio ambiente no Estado, tendo em vista a Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada na primeira semana do mês de junho. 

Atuação do governo

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, quando esteve no evento em novembro, destacou que Minas Gerais possui dois setores-chave para equilibrar a emissão e captura de carbono. “O primeiro é o setor de agricultura, então a gente traz projetos como apoio financeiro à restauração florestal em propriedades rurais. Além disso, estamos discutindo tecnologias de baixo carbono na agropecuária, que também é um setor importante do nosso Estado”. 

Ainda de acordo com informações da Rádio Itatiaia, a secretária teria dito que, na linha de energia, Minas Gerais já iniciou “uma transição energética com base em energias renováveis, por isso o Estado, hoje, tem um papel de destaque na energia solar”.

Convidados 

Participam do debate a superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente, Maria Dalce Ricas; o diretor de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cezar Augusto Fonseca e Cruz; o presidente e diretor de Sustentabilidade da Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (Angá), Gustavo Bernardino Malacco da Silva; e o diretor executivo dos Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), Rodrigo de Oliveira Perpétuo, entre outros.