Bandas de música têm movimento de defesa em Minas

Preservação das bandas de música pauta audiência

Reunião conjunta nesta quarta (1º) quer discutir criação de política pública para fortalecer o segmento.

31/05/2022 - 14:50

Atendendo a uma reivindicação do Movimento Salvem as Bandas MG, as Comissões de Participação Popular e de Cultura realizam audiência pública conjunta nesta quarta-feira (1º/6/22) para discutir a situação do segmento. A reunião será às 16 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

"Nosso Estado é muito rico culturalmente e precisamos sempre estar atentos às demandas dos nossos parceiros da cultura. Realizar esta audiência é fundamental para discutirmos a manutenção das bandas de música e de que maneira podemos contribuir para a criação de uma política pública estadual que fortaleça as bandas e as duas Escolas de Música de Minas Gerais", ressalta o deputado Bosco (Cidadania).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

Ele preside a Comissão de Cultura, sendo autor do requerimento da reunião conjunta, assim como o deputado Marquinho Lemos (PT), presidente da Comissão de Participação Popular. 

Entre convidados aguardados estão representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, na área de fomento cultural e economia criativa, da Fundação de Arte (Funarte) e da Associação Salve as Bandas.

Mobilização

Mantendo um grupo de discussão em redes sociais, o Movimento Salvem as Bandas MG se apresenta tendo como objetivo principal a manutenção e preservação das bandas de música mineiras, e de seus músicos.

Para isso, defende que as bandas precisam promover a educação musical de crianças, jovens e adultos, para que a união de todos gere força expressiva para mobilizar os poderes constituídos a serem parceiros da causa. 

Entre outros, o movimento estimula e divulga a criação de oficinas virtuais para que sejam replicadas em oficinas presenciais.