A mineração na Serra do Curral pauta audiência pública no Aglomerado da Serra  - Arquivo ALMG

ALMG prossegue discussões sobre mineração na Serra do Curral

Autorização para empreendimento da Tamisa mobiliza Comissão de Direitos Humanos.

31/05/2022 - 14:42

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) dá continuidade às discussões sobre a mineração na Serra do Curral, entre Belo Horizonte e Nova Lima. Nesta quarta-feira (1º/6/22), a partir das 17 horas, a Comissão de Direitos Humanos se reúne no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, a pedido da deputada Andréia de Jesus (PT).

Consulte a pauta da reunião.

O objetivo da audiência pública é debater, com as comunidades do Aglomerado da Serra, os impactos dos empreendimentos minerários na Serra do Curral, como o da Tamisa, já autorizado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Infraestrutura, Fernando Marcato, e lideranças comunitárias.

A reunião será realizada no Instituto BH Futuro (Rua Desembargador Mário Matos, 578 – Serra). O objetivo da discussão in loco é garantir a participação da população local, que não teve acesso às discussões que ocorreram no âmbito do Copam, segundo a deputada Andréia de Jesus.

"Quando falamos da Serra do Curral, falamos de bairros que estão instalados na Serra, com centenas de famílias que estão apavoradas, sem saber o que irá acontecer. O mais triste é que em nenhum momento as famílias foram consultadas", afirma a parlamentar. Segundo ela, o Quilombo do Manzo também está na área afetada pelo projeto de mineração, mas os quilombolas tampouco foram ouvidos.