A superlotação é um problema no transporte em cidades de grande e médio portes - Arquivo ALMG

Comissão debate a situação do transporte público em Contagem

Número reduzido de veículos, atrasos nas viagens e precariedade dos carros são problemas que devem pautar reunião.

25/05/2022 - 12:20

Com o objetivo de debater a situação do transporte público municipal e intermunicipal em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove reunião nesta quinta-feira (26/5/22). Solicitada pelo deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), a audiência pública será realizada às 19 horas na Câmara Municipal de Contagem, que fica na Praça São Gonçalo, 18, Centro.

Consulte a pauta da reunião.

De acordo com o gabinete do parlamentar, a população do município vem sofrendo com uma série de problemas que são crônicos no transporte em cidades de grande e médio portes. Entre as reclamações estão a pequena quantidade de ônibus colocados à disposição, levando à superlotação dos veículos e a atrasos constantes nas viagens; além da precariedade dos carros que atendem ao público, antigos e sem qualquer conforto.

Apesar dessas condições, o valor da tarifa pago pelos usuários é alto, o que dificulta o acesso das pessoas que mais precisam de transporte público, os trabalhadores. A situação é agravada ainda pelo fato de que muitos moradores do município trabalham na Capital e são obrigados a pegar os ônibus intermunicipais, com tarifas ainda mais caras.

Convidados

Para a reunião nesta quinta (26), foram convidados o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Contagem, responsável pelo transporte municipal, Marcos Túlio de Melo, e o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) e do Conselho Municipal de Transportes, Marco Antônio Silveira.

Além deles, participarão o responsável pelo transporte intermunicipal, Robson Santana Loures, diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG); o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexsander Maia; e representantes de sete empresas de ônibus que atuam no transporte no município.