A comissão deve discutir a oferta de recursos materiais e humanos para esses profissionais atuarem - Arquivo ALMG

Condições de trabalho da polícia penal são tema de debate

Reunião foi motivada por acidente com viatura que causou a morte de um profissional da área da segurança.

24/05/2022 - 14:00

As condições de trabalho dos policiais penais, em especial no que tange aos recursos disponíveis para as atividades, serão tratadas em audiência pública na próxima quarta-feira (25/5/22), às 14 horas. A reunião será realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no Auditório José Alencar.

Solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PTB), o debate foi motivado em especial pelo capotamento de uma viatura do sistema prisional no dia 17 de maio. Um policial penal, Athos Soares Fonseca, não resistiu e morreu no local do acidente. Outros dois profissionais e uma pessoa presa que estava sendo escoltada foram encaminhados para o hospital.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

O acidente aconteceu na BR-251, próximo ao município de Grão Mogol (Norte), durante uma escolta que saiu do presídio de Salinas em direção a Montes Claros. De acordo com o requerimento que deu origem à audiência, os pneus da viatura estavam gastos (carecas) e a viagem foi feita em um dia de chuva. A comissão deve discutir, então, a oferta adequada de recursos materiais e humanos para a realização do trabalho pelos policiais penais.

Para a reunião, foram convocados o diretor-geral do presídio de Salinas, Edmilson Silva, e o diretor da 11º RISP, Antônio Costa. O primeiro foi quem, segundo o requerimento de audiência pública, deu a ordem para a escolta. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, foi, por sua vez, convidado para o debate.