Movimentos sociais são contrários à construção do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte - Arquivo ALMG

Comissão vai discutir impactos do Rodoanel em Contagem

Autoridades municipais e estaduais vão debater os problemas da obra e o direito humano à moradia.

17/05/2022 - 10:50

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne em Contagem nesta quarta-feira (18/5/22), para discutir os impactos da construção do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte para a população.

Consulte a pauta da visita.

A audiência, solicitada pela presidenta da comissão, deputada Andréia de Jesus (PT), será realizada na Rua Ipê Amarelo, no bairro Nascentes Imperiais, a partir das 17 horas. Foram convidados representantes do Governo do Estado e autoridades locais para debater o assunto sob o ponto de vista do direito humano à moradia.

A deputada solicitou que a audiência pública fosse realizada em Contagem para garantir a participação dos moradores afetados pela obra do Rodoanel. “A grande questão é que querem deixar centenas de pessoas sem suas casas, mas não apresentam uma solução que dê moradia digna”, argumenta. 

A construção do Rodoanel é criticada por prefeitos de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e por lideranças das comunidades que serão impactadas pelas obras. Em outros debates já realizados pela ALMG, eles reclamaram da ausência de diálogo com o Governo do Estado e dos riscos ambientais da nova rodovia.

O Rodoanel terá 100 km de extensão e vai atravessar dez municípios da RMBH, cortando bairros densamente povoados e a Área de Preservação Ambiental de Várzea das Flores, que fica entre Contagem e Betim. A obra, orçada em R$ 5 bilhões, receberá R$ 3 bilhões do acordo firmado pela Vale com o Estado, como compensação pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em 2019.

O leilão para concessão do Rodoanel foi marcado para abril, mas foi adiado para o dia 18 de julho. Segundo o Governo do Estado, o adiamento foi necessário para garantir a ampla concorrência das empresas interessadas em participar do certame. A vencedora ficará responsável por construir e operar a rodovia por 30 anos.