Visitas técnicas revelam interesse dos jovens pelo PJ Minas
Após o isolamento social, estudantes estão ávidos pela participação presencial e animados para as atividades do projeto.
16/05/2022 - 18:25Passados dois anos de pandemia, isolamento e tarefas remotas, os estudantes do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) estão ávidos pela participação presencial, mais interessados e mais envolvidos nas atividades. Essa é uma das constatações feitas pela equipe coordenadora durante as visitas técnicas aos polos regionais do projeto, que começaram em abril e seguem até 31 de maio (veja quadro).
O PJ Minas é um projeto de educação para a cidadania voltado para estudantes do ensino médio, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Nesta edição, participam 130 legislativos municipais distribuídos em 18 polos regionais. O tema da edição é Saúde Mental do Jovem.
Um exemplo do empenho dos jovens vem de Itaponhacanga, distrito de Alvorada de Minas, no Polo Médio Espinhaço. Todas as terças-feiras, estudantes viajam para a sede do município, onde participam de oficinas. Depois, voltam ao distrito para estudar, à noite, na Escola Estadual José Daniel Utsch.
Outro grupo de alunos, da comunidade de Jaguara, mora ainda mais longe e tem que permanecer na sede para conciliar escola e oficinas. "Para eles, estamos fazendo até almoço", relata Bruna Daiane Mota, coordenadora do PJ em Alvorada de Minas e também coordenadora do Polo Médio Espinhaço.
Segundo ela, os oficinas estão movimentadas, com mais de 60 estudantes. "E ainda tem gente querendo entrar", completa. A coordenadora conta que é fácil perceber a vontade dos jovens de estarem em locais com outros jovens e a necessidade de interação.
Sul de Minas
Percepção semelhante vem do polo Conexão Sul. O coordenador Adolfo Barreto, da Câmara de Ouro Fino, conta que mais de 120 jovens já se inscreveram para um fórum regional que será realizado no próximo dia 19. "A gente consegue perceber o interesse deles em participar, em discutirem o tema. E é importante que eles se conheçam", afirma. Segundo ele, muitos jovens ainda estão chegando ao PJ Minas e o polo está se mantendo aberto a recebê-los.
Durante a visita técnica ao Conexão Sul, de acordo com Adolfo Barreto, foi possível passar à coordenação estadual um panorama da situação do projeto em cada município e trocar informações importantes sobre a organização dos trabalhos. "Alguns tiveram dificuldade com mobilização, em função da greve na educação, mas superaram isso e conseguiram grande número de estudantes", exemplifica.
Em Três Corações, no Polo Sul III, foi o lançamento oficial do PJ Minas, na última quinta-feira (12/5), que atraiu muitas pessoas, não apenas estudantes, mas autoridades locais. “Estamos no PJ desde 2016, mas essa foi a primeira vez que tivemos o lançamento do projeto”, relata Josemara Gentil Carneiro, coordenadora municipal. Seis dos 10 vereadores da cidade compareceram, além de outras autoridades, familiares dos alunos e representantes das escolas.
Encontros permitem monitoramento do projeto
Durante as visitas, a coordenação estadual pode acompanhar a implementação do PJ Minas nos municípios, repassar informações e orientações sobre as plenárias municipais regionais e esclarecer dúvidas. “Os representantes de cada polo relatam facilidades e dificuldades e ainda as novidades em termos de mobilização. O exemplo ou uma ideia de um polo pode servir a outro”, reforça Ricardo Moreira, coordenador estadual do PJ Minas.
Também é momento de aperfeiçoar a gestão do projeto e definir ações e estratégias futuras, fortalecendo o conceito de regionalização. “Temos alertado os coordenadores para essa nova dinâmica pós pandemia. Os jovens estão mais interessados, mais envolvidos. E o acesso às escolas, antes fechadas, está facilitando a mobilização”, aponta Ricardo Moreira.
As visitas, que antes da pandemia eram presenciais, continuam sendo realizadas virtualmente porque o calendário foi elaborado ainda no período de restrições, conforme explicou o coordenador.
Visitas técnicas aos polos regionais |
||
20/4 |
14 horas |
Polo Metropolitano |
27/4 |
9 horas |
Polo União Norte |
28/4 |
14 horas |
Polo Sul I |
2/5 |
14 horas |
Polo Sudoeste |
3/5 |
14 horas |
Polo Zona da Mata III |
4/5 |
14 horas |
Polo Sul III |
10/5 |
13h30 |
Polo Conexão Sul |
17/5 |
14 horas |
Polo Zona da Mata II |
18/5 |
14 horas |
Polo Médio Espinhaço |
19/5 |
14 horas |
Polo Sul II |
20/5 |
14 horas |
Polo Vale do Piranga |
24/5 |
14 horas |
Polo Vertentes |
25/5 |
14 horas |
Polo Triângulo |
26/5 |
14 horas |
Polo Vale do Aço e Vale do Rio Doce |
27/5 |
14 horas |
Polo Centro-Oeste |
30/5 |
14 horas |
Polo Médio Piracicaba |
31/5 |
9 horas |
Polo Zona da Mata I |
31/5 |
14 horas |
Polo Alto Jequitinhonha/Mucuri |
PUC oferece suporte psicológico
Também durante as visitas técnicas, a PUC Minas, parceira da ALMG no projeto, tem divulgado o apoio de sua Faculdade de Psicologia para a discussão do tema Saúde Mental do Jovem. Além da elaboração de materiais de apoio didático e técnico, essa parceria envolve a participação em programas de rádio, lives e podcasts, suporte nas atividades de formação temática e na construção de oficinas, entre outros.
O foco do trabalho são as políticas públicas da área de saúde mental e a formação política dos jovens para entender e atuar nessa rede que envolve o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas), como destacou o professor Flávio Durães, coordenador do grupo de estágio da Psicologia nas atividades do PJ Minas.
A PUC Minas também é parceira da área de Mídias Digitais da ALMG em duas ações. Uma delas é a série “PUC Responde”, no Instagram. A partir de uma caixa de perguntas nos stories, os jovens enviam dúvidas sobre o tema da edição, e a equipe da universidade responde, por meio de pequenos vídeos. Esses vídeos são postados, também, no Facebook e na playlist do PJ Minas no YouTube.
Em outra frente é o “Cine PJ”, com dicas de filmes e documentários sobre saúde mental indicados pela PUC Minas. Diversos outros materiais de apoio sobre o tema estão disponíveis na página do PJ Minas, como palestras e vídeos. Já o caderno de atividades traz sugestões de modelos de oficinas, com passo a passo, lista de materiais e de referências bibliográficas.