Durante a Reunião Ordinária vários deputados utilizaram a tribuna e também foram recebidas mensagem e ofícios

Mineração na Serra do Curral volta a pautar discurso

Deputados usaram a tribuna também para listar obras no Estado e para comentar a visita do ex-presidente Lula a Minas.

10/05/2022 - 19:13

A licença para exploração minerária na Serra do Curral, concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), voltou a ser criticada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Ordinária realizada nesta terça-feira (10/5/22). O deputado Professor Cleiton (PV) comparou o sentimento dos mineiros ao dos cariocas se recebessem a notícia de mineração do Corcovado.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O parlamentar leu trechos de um manifesto de seu partido que aponta irregularidades jurídicas no ato do Copam. Um dos pontos cita o licenciamento em duas etapas do empreendimento da Tamisa, com vistas a facilitar a liberação pelos órgãos ambientais, sem a análise do impacto global. “Colocar o licenciamento à frente de medida protetiva é imoral”, complementou, referindo-se ao dossiê de tombamento da serra, que também aguarda análise no Conselho Estadual do Patrimônio Cultural.

Professor Cleiton celebrou reações de colegas parlamentares contra o ato do Copam e em defesa da serra. Citou, por exemplo, a proposta de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), encabeçada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede), e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/21, do deputado Mauro Tramonte (Republicanos) e outros, que propõe o tombamento da Serra do Curral.

Regime de Recuperação

Professor Cleiton também criticou o pedido de urgência feito pelo governador Romeu Zema (Novo) para a tramitação do Projeto de Lei (PL) 1.202/19, que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Para ele, a proposta coloca Minas “de joelhos” e sem soberania ou capacidade de autogestão. “Isso não vai passar aqui”, antecipou. O deputado também se disse indignado com a renovação dos contratos dos diretores da Cemig, mesmo após as denúncias feitas pela CPI que investigou contratos da companhia.

Visita de Lula a Minas contrapõe parlamentares

A visita do ex-presidente Lula a Minas foi criticada pelo deputado Bruno Engler (PL). Segundo ele, o maior corrupto da história do País segue espalhando mentiras e tentando enganar a população. O deputado citou falas recentes de Lula em defesa do aborto e com críticas à polícia e à imprensa para salientar que essa é a verdadeira mensagem do ex-presidente.

Bruno Engler também chamou de fraude as pesquisas eleitorais que apontam vantagem para Lula. “O verde e amarelo tomou conta das ruas no 1º de maio, enquanto o ex-presidente sai às ruas sob vaias”, afirmou. Segundo ele, o povo brasileiro tem memória e lembra da corrupção da era PT e do desastre que foi a administração de Fernando Pimentel (PT) em Minas.

Já o deputado Doutor Jean Freire (PT) deu boas-vindas a Lula e pediu que cada cidadão pense nas obras realizadas pelo ex-presidente, em comparação àquelas feitas na gestão de Jair Bolsonaro. Ele citou a própria região, do Jequitinhonha, e citou institutos federais e universidade implantados pelo PT. “Agora temos aumento de gasolina e ele diz que a culpa é da Petrobras”, criticou.

Para Doutor Jean Freire, Bolsonaro já sabe que não será reeleito e, por isso, critica o sistema eleitoral que o elegeu em 2018. “Ele mente ao dizer que Lula vai restringir a imprensa. Mas é ele que desrespeita a imprensa, ainda mais quando é mulher”, pontuou.

Obras em Minas são festejadas

Dois parlamentares usaram a tribuna para comemorar o anúncio de obras pelo governador Romeu Zema. Professor Irineu (Patriota) citou convênio assinado nesta semana, no valor aproximado de R$ 200 milhões, para construção de bacias de contenção em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e na Capital. “Isso vai acabar com o sofrimento da população que vive às margens de córregos e ao longo da Avenida Tereza Cristina”, pontuou.

Já Carlos Pimenta (PDT) citou a construção de três pontes sobre o Rio São Francisco, no Norte de Minas. Já estão licitadas, segundo ele, as ligações em Manga e Matias Cardoso e entre São Francisco e Pintópolis. “Ninguém acreditava na terceira ponte, mas a licitação será aberta em 21 de junho”, comemorou, referindo-se à ponte em São Romão, que facilitará o escoamento da produção de grãos.

Uberlândia

Já Elismar Prado (Pros) cobrou da Prefeitura de Uberlândia (Triângulo) a reativação do serviço de castração animal por meio do castramóvel. O assunto teria sido tratado nesta terça (10) por um dos programas de maior audiência na cidade, que ouviu as queixas de protetores de animais. O deputado afirmou ter destinado, junto com seu irmão, deputado federal Weliton Prado (Pros/MG), recursos para duas unidades do castramóvel.

“Mais de mil animais foram castrados, mas o serviço está parado”, reclamou. Para ele, o orçamento municipal superior a R$ 4 bilhões permite que o Executivo mantenha o serviço considerado essencial para a saúde pública. “O equipamento é do povo”, criticou. Em aparte, o deputado Bruno Engler criticou gestores que “confundem o poder político com a coisa pública”.