Conteúdos jornalísticos e educativos são enviados para 240 rádios em todo território mineiro - Arquivo ALMG

Rádio Assembleia completa 22 anos

Durante o mês, os ouvintes poderão conferir uma programação especial. Emissora está presente em plataformas digitais.

19/04/2022 - 21:00

Inaugurada nos anos 2000, em abril, a Rádio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) chega aos seus 22 anos de funcionamento. Para celebrar a data, a emissora preparou uma programação especial que vai ao ar durante este mês.

Os ouvintes podem acompanhar uma retrospectiva musical dos singles que fizeram mais sucesso em cada ano de existência da Rádio.

“Será um mês para relembrar artistas e músicas que marcaram essas mais de duas décadas”, comenta a gerente do setor, Rosangela Rabelo. 

Melhoria técnica proporciona segurança e rapidez

O aniversário da Rádio Assembleia também é marcado pela inserção dos conteúdos produzidos pela emissora no Sistema de Armazenamento da TV Assembleia (STV), adaptado para a utilização da Rádio, permitindo à equipe importar e arquivar os áudios de forma autônoma. 

“São 22 anos da Rádio e toda a memória em áudio sobre o que a Assembleia fez nesses anos está em HDs externos, o que é arriscado, pois poderíamos perder todo o conteúdo gravado caso houvesse um acidente. Aos poucos, faremos a migração de todos os áudios e teremos mais segurança sobre a preservação desses dados”, explica Rosangela.

Reinvenção em meio a um mundo cada vez mais digital

A trajetória da Rádio acompanhou a transição de um mundo cada vez mais tecnológico. Adaptando-se aos novos comportamentos de consumo de conteúdo, hoje, a emissora entrega serviços em plataformas digitais que a tornam cada vez mais acessível e eficiente.   

Rosangela conta que atualmente a Rádio caminha em duas direções. “A primeira é a da entrega dos serviços para rádios tradicionais no dial (AM e FM), na Capital e o interior do Estado, por meio dos boletins ao vivo e também gravados que são distribuídos a centenas de emissoras”, explica a servidora.

“Mas ao longo desses anos, outros caminhos são buscados para adequar os serviços oferecidos às novas demandas da sociedade e ampliar as oportunidades de visibilidade da ALMG. Dessa forma, diversos conteúdos, como o podcast Politiza, são cadastrados em agregadores de conteúdos, e a programação musical e informativa está em diversas plataformas de streaming para ouvir onde e quando puder”, completa a gerente.

Os conteúdos podem ser acessados através de:

Da Capital para o interior

A Rádio da Assembleia tem alcance em todo o Estado. A programação musical e informativa é transmitida via satélite e nas plataformas de streaming e os conteúdos jornalísticos e educativos são enviados ao vivo pela Agência de Notícias para 240 rádios em todo território mineiro. 

A programação diária é produzida por uma equipe de 21 pessoas, entre jornalistas e radialistas, e tem como produto principal o jornal diário Correspondente Assembleia. O boletim, de até três minutos, transmite ao vivo, para rádios do interior, o resumo das principais notícias parlamentares