As deputadas Andréia de Jesus e Beatriz Cerqueira, agora colegas de partido, se abraçam após pronunciamento emocionado da primeira na Reunião Ordinária de Plenário

Deputada se emociona no Plenário ao lembrar troca de partido

Na Reunião Ordinária, Andréia de Jesus fez balanço do mandato pelo Psol e recebeu apoio dos novos colegas do PT.

07/04/2022 - 15:55

A deputada Andréia de Jesus (PT) classificou como o início de um novo ciclo sua mudança de partido após deixar o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), pelo qual foi eleita para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nas últimas eleições estaduais. A declaração emocionada foi feita da tribuna na tarde desta quinta-feira (7/4/22), durante a Reunião Ordinária de Plenário. 

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião

Ao final do discurso, Andréia de Jesus, entre lágrimas, recebeu um abraço de boas-vindas da colega de Parlamento mineiro e agora de partido, deputada Beatriz Cerqueira (PT), que presidiu a Reunião Ordinária. Em questão de ordem, o líder da Minoria e também colega de partido, deputado Ulysses Gomes (PT), elogiou a trajetória de Andréia de Jesus na ALMG.

“De colega de trincheira de lutas a colega de partido. Não tenho dúvidas de que conquistas maiores ainda virão somando-se a esse mandato e às inúmeras vitórias já alcançadas na vida como mulher negra e trabalhadora”, destacou o deputado.

Carta de despedida

Em seu pronunciamento, Andréia de Jesus leu uma carta de despedida na qual contou os inúmeros desafios pessoais e políticos que enfrentou ao longo da vida, primeiro para sobreviver e depois para conseguir se eleger e exercer plenamente seu mandato. Ela destacou, por exemplo, as ameças de morte que vem recebendo em função de sua atuação como presidenta da Comissão de Direitos Humanos.

“Veio da minha memória ancestral a intuição desta decisão de iniciar um novo ciclo da minha jornada. Minha passagem pelo Psol foi intensa de vivências junto a outras parlamentares e o partido sempre fará parte da minha história”, afirmou Andréia de Jesus.

“Aquela mulher negra que trabalhava como diarista, limitada à internet móvel do celular e que passava muitas horas com o rosto colado no vidro do ônibus nas longas viagens entre Belo Horizonte e Ribeirão das Neves (RMBH) aprendeu muito nesses três anos e quatro meses de mandato. Aprendi, por exemplo, que essa máscara imposta pela Covid não abafa minha voz, nem impede a força do meu olhar de mulher negra que precisa ser ouvida, aceita e respeitada”, afirmou, com a voz embargada.

Mudança de partido

Ainda na Reunião Ordinária de Plenário foi lida a comunicação da deputada Delegada Sheila informando a sua desfiliação do Partido Social Liberal (PSL), a partir do último dia 25 de fevereiro, e a sua filiação ao Partido Liberal (PL), a partir do dia 30 de março.