Trocas de legendas são permitidas durante a janela de migração partidária, prevista no calendário eleitoral

Parlamentares comunicam novas filiações partidárias

Mudanças foram lidas em Plenário e envolvem 22 deputados. Criação do União Brasil também é oficializada.

06/04/2022 - 18:05

Em Reunião Ordinária realizada nesta quarta-feira (6/4/22), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 18 deputados comunicaram a troca de partidos políticos. Já a deputada Ione Pinheiro comunicou formalmente a criação do partido União Brasil, que engloba o DEM e o PSL, o que também provoca mudanças na denominação partidária de quatro parlamentares.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

As alterações de filiação ocorreram durante o período conhecido por janela de migração partidária, previsto no calendário eleitoral. Nesse intervalo, é permitida a mudança de partido pelos detentores de cargo de deputado federal, estadual e distrital. Em 2022, esse período se estendeu de 3 de março a 1º de abril.

Confira as novas filiações partidárias:

Parlamentar

Novo partido

Agostinho Patrus

PSD

Andréia de Jesus

PT

Antonio Carlos Arantes

PL

Arlen Santiago

Avante

Arnaldo Silva

União Brasil

Bartô

PL

Betinho Pinto Coelho

PV

Bosco

Cidadania

Bruno Engler

PL

Coronel Henrique

PL

Coronel Sandro

PL

Delegada Sheila

União Brasil

Delegado Heli Grilo

União Brasil

Douglas Melo

PSD

Ione Pinheiro

União Brasil

Leonídio Bouças

PSDB

Professor Cleiton

PV

Professor Irineu

Patri

Raul Belém

Cidadania

Sargento Rodrigues

PL

Thiago Cota

PDT

Tito Torres

PSD

 

Deputados exaltam ações para a sociedade

Dois deputados usaram a tribuna do Plenário para falar sobre ações de seus mandatos. Marquinho Lemos (PT) agradeceu a aprovação em 2º turno do Projeto de Lei (PL) 2.149/20, de sua autoria, na Reunião Extraordinária da manhã. A proposição insere novo inciso na Lei 22.256, de 2016, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no Estado.

O objetivo é implantar a oferta de serviços permanentes de recebimento de denúncia de violência contra a mulher e de orientação de mulheres em situação de violência, mediante atendimento virtual disponível 24 horas por dia, especialmente via número de WhatsApp.

O projeto foi inspirado no serviço conhecido como Chame a Frida, que já funciona nos municípios de Manhuaçu (Zona da Mata), Governador Valadares (Rio Doce), Coronel Fabriciano e Ipatinga (ambas na Região Metropolitana do Vale do Aço), e Betim e Lagoa Santa (as duas na Região Metropolitana de Belo Horizonte).

Segundo o deputado, o projeto já foi agraciado com muitos prêmios e se mostrou eficaz para a redução dos casos de violência. “Assim que o governador sancionar, o projeto poderá ser implantado em todas as delegacias do Estado”, acredita.

Representatividade

Já o deputado Fernando Pacheco (PV) fez um balanço de sua atuação parlamentar em prol das cidades do interior de Minas, especialmente da Zona da Mata. Ele exaltou a função da representatividade como um dos três pilares do parlamento e que consegue dar vez e voz aos municípios não só na Capital do Estado, como, também, em Brasília.

Fernando Pacheco afirmou que por meio de emendas individuais e de transferência especial conseguiu levar recursos para serem investidos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, totalizando mais de R$ 30 milhões.

Citou exemplos como investimentos em hospitais para o combate à pandemia de Covid-19 e para serviço de atenção básica, viaturas para a Polícia Militar, reformas e compra de mobiliários em escolas de mais de 30 municípios. “Tudo o que foi feito ainda é pouco, mas continuarei cobrando”, assegurou.