Dalmo Ribeiro Silva e Léo Portela discursaram durante a reunião

PEC que prevê acesso universal à internet é defendida

Parlamentares elogiam proposta na reunião desta terça (5), na qual também é comemorada a compra da SAF do Cruzeiro.

05/04/2022 - 18:44

O acesso à internet transformado em um direito fundamental inscrito na Constituição mineira foi o assunto mais comentado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (5/4/22). Deputados elogiaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 81/22, que tem esse objetivo, na Reunião Ordinária, na qual também foi comemorada a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro para Ronaldo Nazário, o Fenômeno.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

O autor da PEC 81/22, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), destacou que a matéria é uma das mais relevantes da sua atuação. “No Dia Nacional das Comunicações, venho defender o acesso à internet como um dever do Estado para com todos os cidadãos”, destacou ele, reforçando que, no século 21, não se pode fechar os olhos para a realidade da exclusão digital.

Ele agradeceu aos colegas que assinaram com ele a proposta, qualificando o acesso à internet como um dos principais instrumentos do desenvolvimento e da cidadania. E pediu ao presidente da Assembleia prioridade na tramitação da medida.

Noutro momento, Dalmo Ribeiro Silva fez um apelo ao Governo de Minas para que dê atenção especial à MG-290, no Sul de Minas, que liga Pouso Alegre a Jacutinga, na divisa com o Estado de São Paulo. “São 15 mil veículos trafegando por dia nessa rodovia antiga, que não sofreu nenhuma melhoria e, por isso, tem ceifado vidas”.

O parlamentar informou que, em virtude da falta de investimentos governamentais, foi obrigado a aplicar R$ 2 milhões de suas emendas parlamentares em melhorias nessa via. “Faço novamente este apelo para que o governador olhe por nossa rodovia”, reivindicou ele, completando que a MG-290 está sem acostamento ou sinalização e com asfalto em péssimo estado.

Trocas de partidos

O deputado Virgílio Guimarães (PT) elogiou Dalmo Ribeiro Silva pela iniciativa da PEC 81/22. O primeiro registrou que o experiente colega não perde o sentido de renovação, mesmo depois de tantos mandatos na Assembleia, e que a proposta será exemplo para todo o País.

Nesse sentido, lembrou que a integração digital já colhe frutos em diversas áreas, como na saúde. Ele citou o exemplo de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), que conta com uma unidade de atendimento virtual, uma forma de envolver professores de conceituadas universidades do Brasil nos serviços prestados no dia a dia.

Tratando de outro tema, Virgílio Guimarães deu as boas-vindas à deputada Andréia de Jesus (Psol) e ao deputado Gustavo Mitre (PSC), após os anúncios de que ingressarão, respectivamente, no Partido dos Trabalhadores e na federação da qual o PT faz parte.

Ele destacou o trabalho de Andréia de Jesus, “uma lutadora”, em temas importantes como as lutas contra o racismo e em favor dos direitos humanos, e sua admiração pela colega. Em relação a Gustavo Mitre, que, no PSB, irá se juntar à federação formada por PT, PCdoB, PV e PSB, Virgílio Guimarães lembrou a atuação do parlamentar na Comissão de Turismo e Gastronomia e na busca pelo desenvolvimento do Estado.

Deputado comemora venda da SAF do Cruzeiro 

Já o deputado Léo Portela (PL) comemorou a compra da SAF do Cruzeiro Esporte Clube pelo ex-jogador e empresário do futebol Ronaldo Nazário. “Hoje, podemos declarar a independência do Cruzeiro, uma instituição que é patrimônio histórico, cultural e esportivo dos mineiros”. Ele prosseguiu criticando a antiga administração do Cruzeiro, que quase levou o clube à falência: “Essa instituição chamada Cruzeiro foi assolada por uma quadrilha, um conselho de ratos, que dilapidou seus cofres deixando marcas nos corações de mais de 10 milhões de cruzeirenses pelo Brasil”.

Também valorizou a aprovação da Lei federal da SAF, a qual permitiu que o futebol do time mineiro fosse adquirido por uma figura de renome mundial, “sem nenhuma ligação com a história suja do conselho do Cruzeiro”. Na opinião de Léo Portela, Ronaldo Fenômeno vem com um projeto sério, que traz esperança à nação cruzeirense: “Muito obrigado, Ronaldo. Faço votos que tenha sucesso, pois você merece, por acreditar na nossa instituição e permitir que a torcida passe a acreditar de novo que o time voltará a ser a instituição vencedora que sempre foi”, concluiu.

Justiça 

Por fim, o deputado conclamou o Judiciário a fazer justiça e “colocar na cadeia a quadrilha de Itair Machado e Wagner Pires”, respectivamente ex-vice-presidente e ex-presidente do Cruzeiro. “Essas pessoas merecem ser julgadas e condenadas por tudo que fizeram ao Cruzeiro”, defendeu.