Fase de preparação para o PJ Minas 2022 inclui a formação das equipes coordenadoras
Patrícia, em primeiro plano, participou da etapa final do PJ Minas de 2020/2021

PJ Minas oferece curso para coordenadores regionais

Treinamento busca desenvolver habilidades de coordenação e promover a troca de experiências e o trabalho em rede.

25/02/2022 - 10:00

Coordenadores regionais do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2022 podem se inscrever, até o próximo dia 7 de março, para o Curso de Formação de Coordenadores Regionais, que será realizado no dia 10/3. O treinamento será virtual, pela plataforma Zoom, entre 13h30 e 17h30, e poderá ter a participação de até quatro representantes de cada um dos 18 polos regionais do projeto.

A inscrição deve ser feita na plataforma de educação da distância (EaD) da Escola do Legislativo, que coordena esse projeto de educação política e cidadã da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Informações sobre o acesso à plataforma estão disponíveis na página do PJ Minas no Portal da Assembleia, além de outros dados sobre o curso.

Objetivos

O treinamento busca desenvolver habilidades para o exercício da coordenação regional do PJ Minas 2022, promover o compartilhamento de experiências e a construção de práticas para a realização das Etapas Municipal e Regional e, ainda, estimular atitudes colaborativas e o envolvimento com atividades que fortaleçam a rede do projeto. Será concedido certificado aos participantes.

A programação inclui uma explanação sobre as expectativas e ações da Coordenação Estadual, informações sobre os 30 anos de educação legislativa na Assembleia de Minas e, ainda, salas de discussão com relatos de experiências de gestão regional.

“Nós já percebemos, neste ano, um esforço nos polos para o compartilhamento da coordenação por mais de uma câmara. Quanto mais gente entender da coordenação, melhor para o polo e para a rede”, enfatiza Ricardo Moreira, coordenador estadual do PJ Minas, ao justificar a inscrição de até quatro participantes por polo. Para ele, o trabalho colaborativo potencializa esse processo de formação.

Coordenadores mobilizam estudantes

Enquanto se preparam para o curso, coordenadores também já trabalham para mobilizar os estudantes para a edição de 2022 do PJ Minas, que discutirá o tema Saúde Mental do Jovem. Uma das dificuldades atuais é o horário integral do chamado Novo Ensino Médio, implantado neste ano. Mas os polos já buscam alternativas para garantir a participação desses estudantes nos encontros do projeto.

Em Cambuí, no Polo Sul I, a ideia, ainda em fase inicial, é inserir o PJ Minas na grade escolar, como uma disciplina de protagonismo jovem. “Estamos animados e cheios de disposição para retomar a energia do nosso polo e fazer coisas compartilhadas”, aponta a coordenadora municipal e regional Alessandra de Oliveira Alves Brito.

Na edição de 2020/2021, impactada pela pandemia de Covid-19, o polo não conseguiu concluir o projeto. Mas desta vez, segundo Alessandra, o arranjo está sendo feito de forma a superar as dificuldades, inclusive políticas, e fortalecer o trabalho em todos os municípios. Por isso, segundo ela, a coordenação regional será dividida com Pouso Alegre, que tem uma equipe experiente.

O Polo Zona da Mata III também enfrenta o desafio de conciliar o PJ Minas com as aulas em tempo integral. A coordenadora regional, Patrícia Machado Gomes, de Viçosa, conta que a saída prevista é a realização do projeto em formato híbrido para permitir a participação remota dos estudantes, com encontros presenciais a cada dois meses.

“Na edição passada, muitos alunos desistiram do projeto e até dos estudos. Foi difícil concluir o PJ Minas. Mas agora estamos com boa adesão, comemora Patrícia, que participou da etapa final, presencial, realizada em novembro, em Belo Horizonte. Para ela, o curso de formação de coordenadores é um momento importante para a troca de experiências e para que as pessoas do próprio polo se conheçam.