Além da precariedade das estradas mineiras, deputados também pediram o fim da cobrança da bandeira vermelha nas contas de luz

Deputados cobram recuperação de estradas no Norte de MG

Após estragos provocados pelas chuvas, tema domina pronunciamentos nesta terça (22) na Reunião Ordinária do Plenário.

22/02/2022 - 16:05

A situação precária das rodovias em Minas Gerais foi o principal tema abordado nos pronunciamentos realizados na tarde desta terça-feira (22/2/22), na Reunião Ordinária do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os deputados Carlos Pimenta (PDT) e Professor Irineu (PSL) se uniram na cobrança por mais atenção do governo estadual para a recuperação das estradas tão logo passe o período chuvoso.

Consulte o resultado a assista ao vídeo completo da reunião.

Carlos Pimenta lembrou que vai reforçar o pedido ao secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, com quem deve se encontrar nesta quarta (23), acompanhado de lideranças do Norte de Minas. É nesta região, segundo o parlamentar, que estão os trechos em piores condições, em virtude dos danos provocados pelas chuvas no Estado.

“Algumas estradas foram devastadas pelas chuvas e estão praticamente intransitáveis. Em todo Norte de Minas a pergunta é quando o governo vai começar a repará-las”, destacou Carlos Pimenta.

O parlamentar elogiou o desempenho do Executivo na área de mobilidade, mas ressaltou que algumas intervenções no Norte de Minas são urgentes, citando em especial quatro trechos: a recuperação da LMG-401 (entre Janaúba e Manga) e da LMG-402 (Pintópolis a Urucuia) e a construção da ponte sobre o Rio São Francisco em São Romão e de estrada ligando Janaúba a Espinosa.

Rodovias federais

Entre os trechos citados, Professor Irineu pediu uma atenção maior do governo estadual para a estrada que liga Pintópolis a Urucuia, na qual a empresa selecionada desistiu da obra, fato classificado por ele como “muito triste”.

O parlamentar pediu ainda a intervenção do governador Romeu Zema junto ao Executivo federal para que sejam recuperados trechos de rodovias federais também danificados pelas chuvas, como o que corta Aimorés (Rio Doce), da BR-259, cenário de protesto dos moradores na semana passada.

Bandeira vermelha

Em seu pronunciamento, Professor Irineu cobrou ainda do governador que encaminhe pedido à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pelo fim da cobrança da bandeira vermelha para os consumidores de Minas Gerais. “Não faz sentido essa cobrança em virtude da quantidade de chuvas que tem caído no nosso Estado”, ponderou.