Antonio Carlos Arantes é o primeiro signatário do requerimento que motivou a homenagem - Arquivo ALMG

Almirante Flávio Augusto Viana Rocha é homenageado na ALMG

Reunião Especial celebra nesta quinta-feira (2) o trabalho do general em prol da Marinha no Estado.

01/12/2021 - 12:15

Com o intuito de homenagear o Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza nesta quinta-feira (2/11/21), às 9 horas, Reunião Especial de Plenário. 

Acompanhe a reunião ao vivo.

No requerimento, os deputados destacaram a importância da contribuição do Almirante Rocha na reorganização operativa e administrativa da Marinha no Estado, com destaque para a colaboração na criação de Organizações Militares em Minas Gerais. "Hoje, ocupando o cargo de Secretário Especial de Assuntos Estratégicos, o Almirante Rocha tem importante atuação a nível nacional", ressaltou o primeiro signatário do documento que motivou a homenagem, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB).

Nascido em Fortaleza, no dia 18 de abril de 1963, o Almirante Flávio Augusto Viana Rocha iniciou sua carreira militar em 1981. Como Oficial da Marinha, foi seis vezes titular de unidade militar.

Em Minas Gerais, contribuiu na reorganização operativa e administrativa da Marinha no Estado, que até então só tinha uma delegacia fluvial, a de Pirapora (Norte), criada em 1926. A Capitania Fluvial de Minas Gerais e a Delegacia Fluvial de Furnas foram fundadas em 2018 e 2020, respectivamente, com a sua colaboração, totalizando três Organizações Militares da Marinha de suma importância em um Estado que não é litorâneo.

Conhecido como a "caixa d'água" brasileira, devido à significância de suas bacias hidrográficas, o Estado de Minas Gerais produz água em seus 58,6 milhões de hectares. 

"Não podemos nos esquecer que por Minas Gerais contribuiu para a reorganização operativa e administrativa da Marinha no Estado, que mesmo não possuindo uma saída para o mar conta com grandes concentrações de água, como é o caso do  lago de Furnas, que chamamos de 'Mar de Minas'. E eu, como grande defensor da manutenção do nível dos lagos (Furnas e Represa de Peixoto) e de tudo que isso implica, me sinto muito honrado em homenagear aqueles que defendem esse trabalho", salienta o deputado.