Depois de diversas atividade remotas, o PJ Minas tem encontro presencial na plenária final - Arquivo ALMG

Assembleia prepara etapa final do Parlamento Jovem 2020/2021

Encontro estadual com temática ambiental começa nesta sexta (19) e terá plenária presencial no próximo dia 26.

18/11/2021 - 16:52 - Atualizado em 23/11/2021 - 14:38

Superadas as dificuldades de mobilização e participação, trazidas pela pandemia de Covid-19, o Parlamento Jovem de Minas chega à etapa estadual da edição de 2020/2021. Nesta sexta-feira (19/11/21), estudantes participam dos grupos de trabalho, ainda de forma remota. Mas se encontram nos dias 25 e 26 para entrosamento e para a grande plenária final, que será híbrida, com estudantes presentes e outros on-line.

O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã voltado a estudantes do ensino médio, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Além de estimular a educação política e a participação da sociedade, ele também fortalece o poder legislativo nos municípios.

Nesta 17ª edição, estudantes de 102 cidades, divididas em 17 polos, fazem a discussão do tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com os subtemas Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade; Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico; e Recursos hídricos e saneamento básico.

Roteiro

A etapa estadual começa efetivamente com as discussões nos grupos de trabalho, nesta sexta (19), entre 13h30 e 18 horas, pela plataforma Zoom. Cada grupo avaliará as propostas vindas de todas as regiões para seu subtema, escolherá até dez para discussão e, depois disso, selecionará até quatro propostas para serem levadas à Plenária final.

Nesta quinta-feira (25), um encontro reunirá os 28 estudantes que representam, de forma presencial, os 17 polos regionais. Entre 16 e 18 horas, eles terão atividades de entrosamento no Hotel San Diego Convention Lourdes (Avenida Álvares Cabral, 1181, Lourdes, BH). E, a seguir, será realizada a eleição e orientação técnica de jovens coordenadores e relatores para a plenária.

Na sexta (26), depois de posar para a foto oficial, às 9h30, os estudantes se reúnem no Plenário para a votação final das propostas, a partir das 10 horas. A dinâmica da plenária envolve, ainda, a leitura das propostas e o registro de pedidos de destaques. Só então é feita a discussão e votação das propostas.

Além dos 28 estudantes presentes, outros alunos, em número máximo de 240, distribuídos proporcionalmente pelos polos, também poderão votar na plenária final, de forma remota. Ainda estarão presentes na Assembleia coordenadores regionais e representantes dos legislativos municipais. A atividade será transmitida pelo canal da ALMG no Youtube.

A entrega do Documento Final do Parlamento Jovem de Minas 2020/2021 à Comissão de Participação Popular da Assembleia acontece depois da plenária. Essa comissão é encarregada de analisar as propostas e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas.

Um documento com a programação e as orientações gerais sobre a plenária está disponível na página do PJ Minas no Portal da ALMG. Lá também é possível consultar as propostas que serão debatidas no dia 26.

Aprendizado

O novo jeito de fazer o Parlamento Jovem, em função da pandemia, foi um aprendizado, na visão de Ricardo Moreira, servidor da Escola do Legislativo que integra a coordenação estadual do programa. Ele lembra que foi preciso desmembrar a própria etapa estadual, que será finalizada agora. Anteriormente, grupos de trabalho, plenária e escolha do tema do ano seguinte eram atividades realizadas de forma conjunta.

Nesta edição, além de separar os grupos de trabalho da plenária, o tema para o PJ Minas de 2022 foi escolhido em setembro, em mais uma atividade remota. O tema vencedor foi Saúde Mental do Jovem, com os subtemas "Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental", "Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental" e "Uso saudável das novas tecnologias".