Em 2020, instalação de fábrica de baterias de lítio-enxofre em Juiz de Fora chegou a ser tema de audiência - Arquivo ALMG

Situação financeira da Oxis Energy será tema de audiência

Empresa, que instalaria fábrica de baterias em Juiz de Fora, abriu falência em maio deste ano.

27/10/2021 - 12:17

A Comissão Extraordinária das Privatizações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima quinta-feira (28/10/21), a partir das 10 horas, no Plenarinho IV, reunião para discutir a situação financeira da Oxis Energy Brasil e as repercussões dessa situação para o patrimônio público, com a presença do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Thiago Coelho Toscano. A reunião acontece a requerimento do presidente da comissão, deputado Coronel Sandro (PSL). 

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários

A Oxis Energy é uma empresa que funcionava no Culham Science Center, no condado de Oxfordshire, que fica no Sudeste da Inglaterra. Desde maio deste ano, a instituição, que possui 44 famílias de patentes, com 214 patentes concedidas, está em processo de falência e sendo liquidada, com seus equipamentos de teste especializados e suas patentes sendo leiloados.

A empresa é líder mundial no desenvolvimento de baterias de lítio-enxofre e estava instalando uma fábrica em Juiz de Fora (Zona da Mata), com previsão de começar suas operações em 2023, produzindo 300 mil células de bateria por ano e gerando cem empregos diretos. A instalação da fábrica chegou a ser tema de audiência pública na ALMG

O lítio é utilizado em uma variada gama de produtos, na indústria farmacêutica, na composição de tintas e graxas e até em componentes para usinas fotovoltaicas e nucleares, passado pelas baterias elétricas. 

Baterias de lítio-enxofre têm menos impacto ambiental e são muito mais baratas, em comparação com as baterias de íon-lítio, que atualmente alimentam telefones, tablets e laptops. Pesquisas feitas em 2020 pela empresa australiana Brighsun New Energy apontavam promissor uso das baterias de lítio-enxofre em carros elétricos, podendo dar autonomia de até 2 mil quilômetros com apenas uma carga.

Além do diretor-presidente da Codemig, participam da reunião o cônsul do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Lucas Kessler Brown, e o ex-diretor da Oxis Energy Brazil Enzo Pasquali.