Deputados conhecerão estudos em parceria com Banco Mundial

Comissão Pró-Ferrovias realizará audiência para conhecer estudos de modelagem econômica em parceria com instituição.

19/10/2021 - 16:24

A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará na próxima quinta-feira (21/10/21), a partir das 14 horas, no Auditório do andar SE da Casa, audiência pública com a finalidade de conhecer os estudos de modelagem econômica feitos em parceria com o Banco Mundial, para implantação de ferrovias no Estado de Minas Gerais.

A reunião acontece a requerimento do presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB) e dos deputados Coronel Henrique (PSL) e Gustavo Mitre (PSC).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que efetua empréstimos a países em desenvolvimento. É o maior e mais conhecido banco de desenvolvimento no mundo, além de possuir o estatuto de observador no Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas e em outros fóruns internacionais, como o G-20 financeiro. A sede do banco está situada em Washington, capital norte-americana.

Com 189 países-membros, trabalhadores de 170 países, e escritórios em mais de 130 nações, o Banco Mundial trabalha por soluções sustentáveis para reduzir a pobreza e construir prosperidade compartilhada em países em desenvolvimento. O grupo é composto por duas organizações que funcionam sob uma mesma estrutura: o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD ou BIRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA ou AID).

Participantes - Dentre os convidados, estão o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), Thiago Coelho Toscano; Conselheiro de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Leonardo Rodrigues Tavares; a Superintendente de Transporte Ferroviário da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Vânia Silveira de Pádua Cardoso; e o Superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Sufer/ANTT), Jean Mafra dos Reis.

Com trabalhos realizados desde junho de 2018, a Comissão Pró-Ferrovias foi instalada pela terceira vez na ALMG, no início de agosto deste ano, para funcionar por mais um ano, prorrogável por mais um.

A Mesa da ALMG entendeu ser necessário dar continuidade às discussões sobre investimentos em infraestrutura ferroviária em Minas e sobre a destinação de recursos advindos do acordo do Estado com a Vale, em virtude do rompimento de barragem em Brumadinho (RMBH), e também da renovação antecipada de concessões ferroviárias.