Expansão de trens turísticos motiva debate sobre combustíveis - Arquivo ALMG

Comissão Pró-Ferrovias debate uso do gás natural no setor

Objetivo de audiência é discutir alternativas de combustíveis de menor impacto ambiental para a tração ferroviária.

13/10/2021 - 12:22

Debater com a Gasmig e a Cemig a tecnologia de uso do gás natural e outras alternativas para a tração ferroviária é o objetivo de audiência pública que a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras realiza nesta quinta-feira (14/10/21), às 14 horas.

A reunião será no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e atende a requerimento dos deputados João Leite (PSDB), presidente da comissão, Gustavo Mitre (PSC) e Coronel Henrique (PSL) e da deputada Laura Serrano (Novo).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

“A retomada do transporte sobre trilhos no Brasil e em Minas Gerais vive seu melhor momento. Queremos, além dos benefícios para o desenvolvimento econômico, que haja a adoção de combustíveis que respeitem as necessidades ambientais”, explica o deputado João Leite. É nesse sentido que a comissão quer conhecer e discutir experiências do uso de combustíveis alternativos ao diesel

Conforme o gabinete do parlamentar, essa necessidade se tornou ainda mais evidente no cenário atual, quando vem ganhando corpo em Minas a implantação ou retomada de linhas de trens turísticos em diversos municípios.

Entre esses projetos, já em análise, está o trem que pretende ligar a Capital ao Museu Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com uma possível estação no bairro Belvedere, onde a questão ambiental também vem sendo discutida.