O presidente da Funed, Dario Ramalho, vai explicar os objetivos da criação do CMC - Arquivo ALMG

Reestruturação da Funed pauta Comissão de Administração

Incorporação do Hospital Eduardo de Menezes para criação do CMC será discutida em audiência nesta quarta-feira (22).

21/09/2021 - 15:11

A reestruturação da Fundação Ezequiel Dias (Funed), com a incorporação do Hospital Eduardo de Menezes, será discutida pela Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (22/9/21), a partir das 14 horas, no Auditório José Alencar.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

A pedido dos deputados Gustavo Valadares (PSDB) e Raul Belém (PSC), o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Dario Ramalho, e a diretora do Hospital Eduardo de Menezes, Virgínia Antunes de Andrade, serão recebidos na comissão. Eles vão esclarecer dúvidas sobre o Projeto de Lei (PL) 2.509/20, do governador Romeu Zema, que cria o Centro Mineiro de Controle de Doenças (CMC) a partir da transformação da Funed e da incorporação do hospital.

O deputado Raul Belém, que é o líder do bloco governista Deputado Luiz Humberto Carneiro, lembra a necessidade de alinhamento institucional dos serviços de vigilância em saúde, pesquisa, atendimento médico para doenças infecciosas e produção de medicamentos e vacinas. "Isso é muito importante para Minas Gerais", defende.

Conforme o PL 2.509/20, o CMC terá entre suas atribuições a realização de pesquisas científicas, a produção de medicamentos, a promoção de ações de vigilância epidemiológica, a formulação de estratégias de controle de doenças e a integração de redes de resposta a agravos de interesse internacional, como a pandemia de Covid-19.

Em reunião realizada em junho pela Comissão de Administração Pública, o presidente da Funed, Dario Ramalho, defendeu que são necessários mais recursos e maior estrutura física para que a instituição possa realizar parcerias para a produção de vacinas e responder de forma eficiente aos desafios impostos por pandemias e por eventos como o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte).