Comissão defende modal ferroviário em Minas desde 2018 - Arquivo ALMG

Transporte ferroviário no Alto Paranaíba pauta audiência

Reunião nesta quinta (16) vai tratar da importância de investimentos em linhas tanto para cargas como para passageiros.

15/09/2021 - 15:05

Nesta quinta-feira (16/9/21), às 10 horas, a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras realiza audiência pública para debater a importância do transporte ferroviário de cargas e passageiros para a região do Alto Paranaíba. O debate será no Auditório do andar SE da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi solicitado pelo deputado Bosco (Avante).

“Nós acreditamos que é preciso investir e ampliar a malha ferroviária mineira, tornando-a uma alternativa logística com maior potencial para escoamento da nossa produção agrícola”, defende o parlamentar, para quem esse modal de transporte também tem que ser valorizado para maior mobilidade da população.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários.

“Com esta audiência, iremos debater o transporte ferroviário na região do Alto Paranaíba e também vale destacar a importância da linha férrea para o transporte de passageiros, uma vez que é capaz de estimular o turismo regional, facilitando a mobilidade, diminuindo o tempo de viagem e o risco de acidentes”, pontua o deputado.

Entre convidados para a audiência, estão representantes de municípios como Ibiá, Araxá e Patrocínio, incluindo produtores e industriais da região, vereadores, gestores municipais do Estado e ainda da União. 

Investimentos - Com trabalhos realizados desde junho de 2018, a Comissão Pró-Ferrovias foi instalada pela terceira vez na ALMG, no início de agosto, para funcionar por mais um ano, prorrogável por mais um. 

A Mesa da ALMG entendeu ser necessário dar continuidade às discussões sobre investimentos em infraestrutura ferroviária em Minas e sobre a destinação de recursos advindos do acordo do Estado com a Vale, em virtude do rompimento de barragem em Brumadinho (RMBH), e também da renovação antecipada de concessões ferroviárias.