Coronel Henrique e Virgílio Guimarães prestaram homenagem ao soldado brasileiro

Homenagem ao soldado brasileiro marca reunião de Plenário

Deputado parabeniza profissional no seu dia, 25 de agosto, em reunião na qual foi citada aprovação de PL sobre a AME.

25/08/2021 - 16:45

O Dia do Soldado, comemorado nesta quarta-feira (25/8/21), foi lembrado durante a Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Durante seu pronunciamento, o deputado Coronel Henrique (PSL) homenageou esses militares, que têm como data comemorativa o dia do aniversário de Duque de Caxias, Patrono do Exército brasileiro.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

“A data nos remete a valores caros da nossa nacionalidade, como patriotismo e civismo, cultuados por Luís Alves de Lima e Silva, ao longo da história”, reforçou. O parlamentar fez a leitura da ordem do dia do comandante do Exército Brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira, em que este afirma que os militares devem ser "inspiradores" de paz, liberdade e democracia, assim como fez Caxias.

No comunicado, são destacados os mais de 50 anos de serviços do “Pacificador”, de cadete a marechal, em diversas lutas em favor do Brasil, como na consolidação da Independência e na manutenção do território nacional.

Gratidão - De acordo com o documento, assim como Caxias no passado, o Exército hoje preserva a integridade do território, combate ilícitos ambientais, atua em situações de calamidade, na acolhida de estrangeiros, entre outras ações. “Irmanado com as outras forças armadas, o Exército continua cumprindo sua missão de defender a Pátria e garantir o cumprimento da Constituição Federal”, destaca a ordem do dia. Coronel Henrique fez questão de prestar continência ao soldado brasileiro, ao dizer estas palavras: “A você, soldado, a gratidão por tudo que fez e faz pela nação brasileira”.

Em aparte, o deputado Virgílio Guimarães (PT) parabenizou o colega pela homenagem e fez também sua saudação ao soldado, homem ou mulher. “Temos vários heróis da Pátria, inclusive uma mulher, Maria Quitéria de Jesus. O Exército e as outras Forças Armadas têm uma história que se confunde com a história do próprio Brasil”, elogiou.

Atrofia - Logo no início da reunião, o deputado Bruno Engler (PRTB) utilizou o microfone para agradecer aos colegas pela aprovação no Plenário, em 1º turno, do Projeto de Lei (PL) 2.092/20, de autoria dele. A proposição isenta da cobrança de ICMS os medicamentos para Atrofia Muscular Espinhal (AME).

O parlamentou disse ter ficado surpreso com o voto contrário do deputado Guilherme da Cunha (Novo), o qual afirmou que não havia sido apresentado o impacto orçamentário da proposta. “Remédios para a AME podem custar até R$ 12 milhões. É justamente pelo fato de serem caros é que queremos tirar os impostos, para que seja um pouco menos difícil para as famílias de pessoas com essa doença”, expôs.