Encontro ainda objetivou estreitar as relações culturais, comerciais e diplomáticas entre Minas Gerais e a Bulgária

1º-vice-presidente da ALMG recebe embaixadora da Bulgária

No encontro, foi abordada a possibilidade de se estabelecer uma parceria para tratar a crise hídrica no Estado.

24/08/2021 - 12:30

O 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), recebeu, na manhã desta terça-feira (24/8/21), no Salão Nobre, a embaixadora da Bulgária no Brasil, Bojidara Sartchadjieva.

No encontro que teve como objetivo estreitar as relações culturais, comerciais e diplomáticas entre Minas Gerais e aquele país, foi abordada a possibilidade de se estabelecer uma parceria para tratar a crise hídrica no Estado.

Para a embaixadora, a questão climática é de interesse mundial. Bojidara Sartchadjieva esteve acompanhada, no encontro, do cientista búlgaro Hristo Krusharski, que relatou que há cerca de sete anos estuda tanto a seca quanto as enchentes no Brasil.

“Tenho percorrido o Brasil de Norte a Sul e constatei que há recursos para tratar a situação hídrica do País. Mas nada foi feito até agora. Nos próximos 30 anos, a água será mais cara do que o petróleo”, afirmou.

O cientista relatou que, em Minas, estudou a área entre Januária e Janaúba (Norte de Minas), e que, nessa região, com transferência de tecnologia, poderá haver aumento de até 15% das precipitações. Uma alternativa para essa localidade é, segundo ele, atuar para que as precipitações ocorram acima de barragens e assim se possa reservar água.

O deputado Antonio Carlos Arantes enfatizou a relevância de se implantar inovações tecnológicas que possam favorecer os produtores rurais. Ele se comprometeu a levar o assunto para o Governo de Minas, que já conhece o estudo e havia demonstrado anteriormente interesse na parceria. “Vamos retomar esse assunto”, destacou o parlamentar.

O 1º-vice-presidente da ALMG também perguntou sobre as relações comerciais entre Brasil e Bulgária e sobre quais produtos brasileiros despertam o interesse do país. A embaixadora respondeu que as restrições da pandemia comprometeram essa relação. “Mas faremos o possível e o impossível para desenvolvê-la”, disse, acrescentando que os búlgaros apreciam o café brasileiro.

Presentes - Estiveram presentes no encontro outros deputados que integram a Mesa da Assembleia: Doutor Jean Freire (PT), 2º-vice-presidente; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 3º-vice-presidente; e Tadeu Martins Leite (MDB), 1º-secretário. Também participaram da comitiva da embaixadora o cônsul honorário Renato Russeff, e seu filho, o empresário Rodrigo Russeff.