Deputados se revezaram em discursos favoráveis e contrários ao governador Romeu Zema na Reunião Ordinária de Plenário

Atuação do Governo do Estado pauta discursos em Plenário

Regularização do pagamento dos servidores estaduais e críticas à atuação do governador motivam falas de deputados.

11/08/2021 - 16:52

Na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (11/8/21), deputados se revezaram em discursos favoráveis e contrários ao Governo do Estado.

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

A regularização do pagamento dos servidores estaduais foi comemorada pelo deputado Duarte Bechir (PSDB). “É uma grande conquista, pois essa obrigação não era cumprida há muito tempo”, afirmou. O deputado Bosco (Avante) também parabenizou o governador. “Foi feito um planejamento para que o pagamento do pessoal continue em dia todos os meses desta gestão”, complementou.

O deputado Bosco também relatou a série de eventos dos quais participou com o governador Romeu Zema na última sexta-feira (6) em Paracatu (Noroeste de Minas). Ele citou o lançamento do Plano Integrado de Preparação e Resposta a Incêndios em Áreas Rurais, a assinatura do decreto Minas Livre para Crescer, a parceria da Prefeitura de Paracatu com a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) para a criação de cursos técnicos e a pavimentação da LMG-680.

Por outro lado, o deputado Marquinho Lemos (PT) fez duras críticas ao governador, que, segundo ele, prometeu doar R$ 3.900,00 de seu salário para o Vale do Jequitinhonha. “A região não quer mais esmola. Onde estão as empresas que o governo traria? Onde estão os investimentos em infraestrutura básica, de que tanto necessitamos?”, criticou.

O deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania), por sua vez, criticou o aumento de tarifas da Copasa, autorizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae-MG). “Foi autorizado aumento de tarifa onde não há tratamento de esgoto. A Copasa está roubando dinheiro da população mineira. Até quando vamos aguentar isso?”, questionou.

Lei Maria da Penha - Por sua vez, a deputada Delegada Sheila (PSL) foi à tribuna para destacar a importância da Lei Maria da Penha, que completa 15 anos. Entre as modificações recentes da lei que representaram avanços no combate à violência contra a mulher, ela citou a tipificação dos crimes de violência psicológica e stalking (perseguição virtual) e a reeducação de agressores contumazes em centros de reabilitação.

Já o deputado Betão (PT) repercutiu a autorização para funcionamento de um serviço de atenção às pessoas com doenças raras em Juiz de Fora (Zona da Mata). Segundo ele, a unidade vai reunir profissionais para oferecer atendimento especializado, beneficiando, por exemplo, 126 pacientes com esclerose lateral amiotrófica.

O tema do discurso do deputado Doutor Jean Freire (PT) foi o lítio, mineral utilizado na fabricação de baterias, medicamentos, graxas e sabonetes. Segundo ele, a maior jazida desse mineral no País fica no Vale do Jequitinhonha, entre Itinga e Araçuaí, e a região precisa ser beneficiada com a exploração dessa riqueza mineral. “Não queremos ver sair de lá apenas a rocha bruta, para exportação. Precisamos gerar emprego e renda para a população local”, defendeu.

Por fim, o deputado Celinho Sintrocel (PCdoB) solicitou um minuto de silêncio pelo falecimento do sindicalista Vagner Gomes nesta terça-feira (10). “Ele foi um exemplo de luta em defesa dos trabalhadores”, afirmou.